Governo de Alagoas lança projeto para reciclar óleo de cozinha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), reúne parceiros, o secretário Luiz Otávio Gomes e demais autoridades para o lançamento oficial do “Projeto Coleta Óleo: uma ação, mil benefícios”. O evento será realizado na próxima terça-feira (22), às 10h, na sede da Seplande Jaraguá.

O Projeto Coleta Óleo tem como objetivo contribuir para a preservação ambiental, e pretende minimizar o impacto do descarte do óleo saturado de fritura no meio ambiente. Segundo o gerente de Bioenergia, Glauco Angeiras, também existe uma preocupação com o componente social no projeto. “Nós vamos trabalhar para a inclusão social urbana de uma parcela da população alagoana que vive abaixo da linha de pobreza, representada pelos catadores de materiais recicláveis”, relata.

Durante o lançamento, será apresentado o material de divulgação desenvolvido especialmente para a campanha, que inclui cartazes, folders e um mapeamento de Maceió, com os pontos de coleta de óleo. Os parceiros presentes também vão assinar um termo de cooperação, que traz as obrigações de cada envolvido, firmando compromisso com o projeto.

“Nosso principal compromisso é contribuir com a sustentabilidade ambiental e social, agregando valor a um produto que, ao ser descartado de forma equivocada, provoca danos ao meio ambiente. Com o projeto, além de proteger a natureza, vamos incluir famílias do meio urbano que terão mais um produto a ser trabalhado nas ações de reciclagem já realizado pelas cooperativas de catadores”, afirma o secretário Luiz Otavio Gomes.

Em Maceió, onde o projeto será implantado inicialmente, a expectativa é de que cerca de 46 mil litros de óleos sejam coletados de forma adequada mensalmente, o que corresponde a 10% do percentual total. Essa coleta será realizada por catadores cooperados da Cooplum, da Cooprel, da Coopvila e da Ampita. Até o ano que vem, a coleta vai abranger as cidades de Rio Largo, Maragogi, Marechal Deodoro e Arapiraca.

Fonte: Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos