Afrodescendentes participam do Encontro Ibero-americano

Manu Dias/Secom BAManu Dias/Secom BA

Diante das necessidades e com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a realidade da população negra nos países da América Latina e do Caribe, entidades e os Agentes de Pastoral Negros (APNs) participaram do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional Afrodescentes (Afro XXI), que ocorreu entre a última quinta-feira (17) até sábado (19).

A escolha de Salvador, segundo a organização, se deu pela posição destacada da Soterópolis, sendo a maior cidade africana fora da África e de acordo com o titular da Secretaria Geral Ibero-americano, Enrique Iglesias, essa influência foi atestada pelo IBGE, que identificou que mais de 50% da população brasileira se autodefine como afrodescendente e em relação a Salvador esse número triplica.

Alagoas também esteve presente e foi representada por Helcias Pereira (representando os APNs), Valdice Gomes (representando o CONJIRA) e por personalidades convidadas como Zezito Araújo e Vanda Menezes.

No último sábado, uma delegação da APNs, incluindo a representação de Alagoas, almoçou com a presidenta Dilma Rousseff e com os chefes de 14 estados dos países ibero-americanos no Palácio da Aclamação.

Comemoração ao Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado ontem (20), e ao Ano Internacional dos Afrodescendentes o Senado Federal promoverá uma sessão especial, nesta segunda-feira. Segundo a Agência Senado, serão homenageados na solenidades o ex-senador Abdias Nascimento e a Fundação Cultural Palmares, além da comemoração do primeiro ano de vigência do Estatuto da Igualdade Racial.

A comemoração foi requerida pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA) e Aníbal Diniz (PT-AC).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos