Posto Policial é reinaugurado em Arapiraca

Programa 'Ronda Cidadã' também foi inaugurado.

Ascom PMALAscom PMAL

O posto policial do bairro da Primavera, na cidade de Arapiraca/AL, foi reativado na manhã desta segunda-feira (21) para atendimento à comunidade local. O prédio passou por reformas e funcionará como uma espécie de embrião para a implantação de uma Base de Polícia Comunitária no bairro que é considerado um dos locais com maiores índices de violência da segunda maior cidade de Alagoas.

A reinauguração do posto policial teve a participação do governador Teotonio Vilela Filho, da deputada federal Célia Rocha, secretários do executivo estadual e da cúpula de segurança pública do Estado. A solenidade estava marcada para acontecer na última sexta-feira (18), porém, foi adiada para esta segunda devido à incompatibilidade de compromissos na agenda do governo.

Durante o evento, o governo do Estado realizou a entrega de cinco novas viaturas para a Polícia Militar, além de quarenta e cinco pistolas calibre .40. O 3º Batalhão, responsável pelo policiamento em Arapiraca e parte da região, também recebeu cinco motos para as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas e mais dez bicicletas que auxiliarão no policiamento de parques e também no perímetro do posto policial do bairro da Primavera.

Pela manhã, moradores do bairro Primavera também ganharam serviços de emissão de carteira de identidade e verificação de pressão arterial por profissionais do quadro de saúde da PM e do Corpo de Bombeiros.

Também houve nas tendas montadas no local a e exposição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar, demonstrações do Canil do Bope, oficinas e exposições do Batalhão Ambiental, oficinas de educação sobre o trânsito do Detran/AL, escolinha de equitação da Cavalaria da PM, apresentação da Banda de Música do 3º Batalhão, ouvidoria da Secretaria de Defesa Social e demonstrações de salvamento por bombeiros militares.

O governador Teotonio Vilela ainda visitou a Unidade de Emergência do Agreste e participou da cerimônia de assinatura da portaria conjunta entre a SEDS/SESAU para a instituição do Boletim de Identificação de Cadáver.

Lançamento do Ronda Cidadã

Além da reinauguração do posto policial da Primavera, a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar lançaram no bairro o programa “Ronda Cidadã”. O novo modelo de policiamento consiste na adotação de procedimentos padrões como a distribuição das áreas de atuação por quadras, de acordo com o mapa de emprego de viaturas e observação dos horários destinados à entrada e saída de serviço dos policiais.

O patrulhamento por quadra também tipifica de que forma deverão ser realizadas as abordagens em pedestres, em veículos, em estabelecimentos comerciais e bancários, em caixas eletrônicos, em residências, além de abordagens em pontos fixos e a pontos considerados críticos.

“O Ronda Cidadã tem como principal característica a ocupação do espaço, por tempo indeterminado, com o objetivo de reduzir a criminalidade em algumas áreas por meio do policiamento ostensivo. O modelo conta com o policiamento comunitário, onde há interação das guarnições com a população, por meio de pesquisas de opinião e outras formas de aproximação com a comunidade”, explicou ainda o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva.

Fonte: PMAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos