CCJ do Senado aprova relatório de Renan sobre prorrogação da DRU

Agência SenadoNa reunião da CCJ, Renan defende aprovação de seu relatório

Na reunião da CCJ, Renan defende aprovação de seu relatório

Na reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ, foi aprovado nesta quinta-feira, 14, o relatório do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), favorável pela aprovação da DRU (Desvinculação dos Recursos da União), com efeitos até o ano de 2015. Com isso, se aprovado pelo Plenário do Senado Federal, o governo federal fica com um recurso de aproximadamente 20% dos impostos, para aplicar onde necessário, sem que fique atrelado às rubricas convencionais.

Em seu relatório, Renan justifica a medida em função de uma “melhor execução orçamentária, de disponibilidade para atender o superávit primário, uma melhor gestão do Orçamento”. Mais: Renan já havia sido relator de idêntica medida, durante o governo FHC, quando o programa ainda era denominado de Fundo Social de Emergência, e questiona, hoje, “por que não aprovar a mesma medida, que já é tradição na vida econômica do País deste a implantação do Plano Real, em 1994, e que esteve disponível para todos os presidentes da República desde então?”

A DRU foi encaminhada para apreciação e votação no Plenário do Senado e Renan acredita que a medida seja aprovada antes do encerramento do ano legislativo que, constitucionalmente, ocorre no dia 22 de dezembro.

Em todo o encaminhamento de seu relatório, Renan justifica a necessidade da DRU para fazer frente ao pagamento de salários, para que os programas sociais não sofram solução de continuidade e, principalmente, para “sinalizar a firme posição do Brasil frente aos atuais solavancos na economia internacional, vividos nos Estados Unidos e na Europa”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos