Prazo para desocupação de assentamento termina domingo

O prazo para a desocupação de áreas que deveriam ser destinadas à reserva ambiental dentro do assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, encerra domingo, dia 27. Para garantir o cumprimento do mesmo, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) fará uma fiscalização e, caso haja necessidade, a desocupação com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

A identificação dos tipos de ocupações irregulares aconteceu dia 27 de julho, após denuncia realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Naquele dia, o IMA fez uma visita ao local, junto com técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e identificou os limites do assentamento. Além disso, foi dado o prazo de quatro meses para a retirada de toda ocupação irregular realizada por pessoas que não fazem parte do assentamento.

A maioria é gente da própria região que fez a construção de casas, alguns tipo de plantações, criação de animais ou abertura de pequeno comércio. Na época, uma pessoa recebeu um termo formal de advertência e os demais foram alertados sobre o prazo e orientados à avisar outras pessoas que chegassem ao local.

O assentamento possui área total de 360 hectares, sendo que há 72 hectares destinados à reserva legal e, desses, apenas 11 hectares possuem mata nativa.

A intenção dos técnicos do IMA é atender a demanda dos assentados, não apenas com a desocupação, mas também com um futuro projeto para recuperação das áreas degradadas com o plantio de espécies nativas e consecutiva recomposição da mata. Domingo, a ação será feita com o apoio de 15 militares do BPA.

Fonte: Ascom/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos