Câmara de Arapiraca discute retirada das árvores da AL 220

Próximo debate será no dia 09 de dezembro.

AscomFamiliares de vítimas também participaram do debate

Familiares de vítimas também participaram do debate

Nesta sexta-feira, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Arapiraca, para discutir o grande número de acidentes fatais, na AL 220 no trecho entre Campo Alegre e São Miguel. A audiência faz parte de uma mobilização das Câmaras de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, São Miguel e a Assembleia Legislativa para que após as audiências públicas realizadas nessas cidades, possa ser formulado um documento constatando o grande número de vítimas naquele trecho da estrada e sugerindo ações do Governo Estadual, para evitar que mais acidentes fatais venham a acontecer.

Estiveram presentes diversas autoridades: Deputado Estadual Joãozinho Pereira, Doutor Geraldo Magela – representante do Ministério Público, Adriano Jorge, Presidente do IMA – Instituto do Meio Ambiente, vereador Toinho de Limoeiro de Anadia, vereador Jura, de Campo Alegre e vereador Elcio, de São Miguel dos Campos.

Durante a audiência foram apresentados dados referentes ao numero de acidentes com vítimas fatais ocorridos na localidade. De acordo com o DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), entre 2008 e 2010, foram 87 óbitos de condutores e passageiros de veículos.

Em 2011 já foram registrados três acidentes com colisões em árvores que resultaram em morte, sendo que em uma das colisões, 5 pessoas da mesma família vieram a falecer .

Familiares das vítimas que faleceram naquela região, estiveram presentes na audiência e relataram a dor da perda de seus entes queridos, ressaltando que é necessário que medidas sejam tomadas, a fim de evitar que novas tragédias venham a acontecer. Ambientalistas arapiraquenses também estiveram presentes e contestaram a informação de que as árvores alí plantadas são o motivo principal de tantos acidentes fatais.

Daniel Rocha escutou atentamente o deputado Joãozinho, que disse ter conversado com a Usina Porto Rico, que segundo ele, se comprometeu em doar um terreno e que a ideia é nesse espaço, plantar 3 vezes o número de árvores que tiverem que ser retiradas. O promotor Dr. Geraldo Magela que também demonstrou sua preocupação com tantos acidentes envolvendo conterrâneos , se comprometeu em levar essa discussão para o Ministério Público Estadual, tendo em vista que esse problema não é só de uma cidade, e sim de toda uma região. Nas suas considerações finais, o diretor do IMA, Dr. Adriano Jorge, admitiu que as árvores estão plantadas em um local que oferece risco a quem trafega naquela localidade e se disse preocupado com relação ao número de acidentes fatais, informando que existe a possibilidade de supressão das árvores, desde que os órgãos competentes e a iniciativa privada se unam e consigam viabilizar uma compensação ambiental.

Ao término da reunião, ficou acordado entre todos, que esse debate continuará e a data será 09 de dezembro, na cidade de Limoeiro de Anadia, onde será realizada a segunda audiência pública.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Homem é flagrado com arma e drogas

Na noite da última sexta-feira (26), agentes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a detenção de um indivíduo portando...

Deixe um comentário

Vídeos