Cristina reafirma compromisso de acabar com pobreza na Argentina em posse

Marcos Brindicci/ReutersCristina recebeu a faixa presidencial das mãos de sua filha, Florência

Cristina recebeu a faixa presidencial das mãos de sua filha, Florência

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, tomou posse neste sábado (10) para um segundo mandato, ressaltando, em seu discurso, a preocupação com o desenvolvimento do país.

Cristina disse que, "enquanto houver um só pobre" na Argentina, seu "projeto nacional e popular" ainda não terá sido cumprido.

Segundo ela, "estamos em uma nova Argentina e também em um novo mundo, que implica maiores desafios e decisões para nossos povos e sociedades".

Para Cristina, o país "deu um salto fenomenal" desde que seu ex-marido Néstor Kirchner assumiu a Presidência da Argentina, em 2003. Ela ainda falou do crescimento dos postos de trabalho, da ampliação da indústria nacional, entre outros índices.

– Hoje temos um país que teve o maior período de crescimento em seus 200 anos de história. Geramos mais de cinco milhões de postos de trabalho e voltaram a existir as convenções coletivas de trabalho.

A cerimônia de posse começou por volta do 12h. Cristina recebeu a faixa presidencial das mãos de sua filha, Florência.

Visivelmente emocionada e vestida de preto, Cristina afirmou que, se não cumprir com seu dever, "que Deus, a pátria e ele [Néstor] me demandem". Ela citou também o ex-marido, morto em outubro de 2010, em diversos momentos.

– Como todos imaginam, este não é um dia fácil para a presidente, por que falta algo e falta alguém.

No dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste sábado, ela contou se orgulhar de dirigir um país que classificou como "líder mundial" no que diz respeito ao fim da impunidade.

Ela também citou a presidente Dilma Rousseff, presente no evento, que lutou contra a ditadura no Brasil (1964-1985).

Cristina, que foi eleita pela primeira vez em 2007, logo após o mandato de seu marido, Néstor Kirchner (2003-2007), foi reeleita em outubro com 53,07% dos votos.

Fonte: R7

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos