Cadastramento biométrico poderá ser feito em janeiro na capital

Eleitores poderão realizar a biometria a partir do dia 9 de janeiro do próximo ano, sem ônus.

Alagoas24horasEleitores estão perfilados por toda a Avenida Gustavo Paiva

Eleitores estão perfilados por toda a Avenida Gustavo Paiva

Às vésperas do fim do prazo de cadastramento, estipulado na capital até a próxima sexta-feira, dia 16, o coordenador do recadastramento biométrico em Alagoas, juiz Maurílio da Silva Ferraz, anunciou na manhã desta quarta-feira (14) a prorrogação do prazo para a biometria na capital. Segundo Ferraz, a medida foi adotada para evitar o tumulto observado desde a última semana e intensificado ontem e hoje, oriundo das grandes filas formadas pelos eleitores que ainda não realizaram o cadastramento.

Cerca de 20% dos eleitores maceioenses ainda não se cadastraram. Com a descentralização dos postos de atendimento – promovida gradualmente pelo TRE – a capital tem capacidade para, nos dias atuais, realizar cerca de cinco mil recadastramentos/dia. Contudo, a intensificação da procura por parte do eleitorado praticamente dobrou desde o fim da última semana. O aglomerado gerou insatisfação em alguns eleitores, que nas primeiras horas da manhã de hoje ensaiaram um princípio de tumulto, ameaçando fechar a Av. Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, em frente à Fits, um dos pontos de cadastramento.

Situação atual

Prevendo o aumento da procura do serviço por parte do eleitorado, os postos estão sendo monitorados por PMs dos Batalhões de suas respectivas áreas e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). No caso da Fits, só nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, pelo menos dois mil eleitores aguardam atendimento nas filas.

Segundo o chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Leonardo Luna, a Fits tem capacidade para atender 1.300 pessoas/dia. Os eleitores que não forem atendidos hoje receberão ficha para voltar amanhã sem enfrentamento de novas filas.

O Alagoas24Horas também esteve em Bebedouro e flagrou deficientes, gestantes e mães com crianças de colo enfrentando a fila comum, sem direito à preferencial. Em conversa com João Alves Filho, que responde pelo posto de Bebedouro, Alves confirmou a limitação da equipe em garantir o bom atendimento, mas disse que mesmo com o aglomerado, as filas preferenciais estão sendo mantidas.

Novos prazos e penalidades

Como a medida de prorrogar o prazo foi tomada em caráter de emergência, o magistrado não soube informar o novo prazo final para o cadastramento. Porém, Ferraz confirmou que apenas a estrutura do Fórum Eleitoral, na Fernandes Lima, será mantida nos mesmos moldes da atualidade. Significa dizer que o eleitor não pagará nada para a realização do cadastro até segunda ordem. Portanto, os demais postos encerram suas atividades no previamente informado prazo do dia 16/12.

Já sobre os eleitores que não cumprirem o novo prazo (ainda não estabelecido), fica mantida a possibilidade de restabelecer o título, sob multa de R$ 3,50. Vale salientar que o não pagamento, diferente do que se cogita, não configurará o cancelamento automático do título.

Interior

Com o intuito de desafogar os postos da capital, os equipamentos que deveriam atender a população do interior do Estado foi locado para Maceió, com isso, muitos municípios, a exemplo de Arapiraca e Palmeira dos Índios, também tiveram o prazo de cadastramento ‘esticado’.

A manutenção de apenas um posto de atendimento em Maceió – a partir de 9 de janeiro – ocasionará na locação do restante dos equipamentos para postos de interiores onde a situação é mais crítica. Para não perder os novos prazos, a população deve ficar atenta.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos