Técnicos da saúde realizam monitoramento de vacinação em Maceió

GoogleGoogle

O município de Maceió passará, neste sábado (17), por um monitoramento de vacinação. A ação, realizada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e Municipal de Saúde (SMS), começa às 8h e vai avaliar a cobertura da tríplice virial – que protege contra sarampo, rubéola e caxumba – na capital alagoana. Cerca de 70 pontos da cidade serão percorridos, tendo como público crianças de um a seis anos que ainda não tenham sido imunizadas.

Segundo a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, 24 equipes, com um técnico da Sesau, um agente e um vacinador cada, estarão participando. “Eles vão passar de casa em casa vendo se alguma criança ainda não recebeu a tríplice viral. Aquelas que não tiverem serão vacinadas na hora”, diz ela, lembrando que os servidores estaduais foram capacitados pelo Ministério da Saúde (MS) para a atividade.

Cada grupo vai entrevistar 150 crianças e a expectativa é que sejam realizados em torno de 3.700 atendimentos. Vários bairros de Maceió, indo desde os da região Norte até os da parte alta da capital, serão atendidos pelo monitoramento, que está passando por todo o Estado e tem como objetivo verificar os resultados e a cobertura real da campanha de vacinação realizada no último mês de julho.

A gerente do PNI ressalta que 24 cidades já receberam a ação – a prioridade foram os que não atingiram a meta estipulada pelo MS. “Colocamos esses que não tinham chegado à meta na frente, mas, em muitos deles, não encontramos ninguém de um a seis anos sem vacina. Isso acontece porque, muitas vezes, a população está superestimada nos registro do ministério”, expõe Denise Castro.

Ela acrescenta que o cronograma de visitas segue até fevereiro de 2012 e que cada município tem uma quantidade diferente de pontos a serem percorridos. “Isso depende do número de crianças dentro dessa faixa etária e de salas de vacina existentes no local. Fazemos o monitoramento por amostragem, com base no mapa. A atividade é importante para buscar essas crianças e imuniza-las, principalmente contra o sarampo”, afirma.

Tríplice Viral
A Tríplice Viral é uma vacina capaz de proteger contra três graves doenças: sarampo, rubéola e caxumba. A aplicação acontece em uma dose única, geralmente aos 12 meses de idade, além de ter um reforço entre os quatro e seis anos. A imunização, oferecida gratuitamente no sistema público de saúde, é preparada com base nos vírus vivos atenuados das três enfermidades. A eficácia da tríplice viral é, em media, de 95%.

A primeira dose existe no calendário vacinal desde 2003 e a segunda foi introduzida em 2004, com a finalidade de evitar um novo surto de sarampo, erradicado no Brasil desde o ano 2000. De acordo com os dados do PNI, mais de 294 mil crianças alagoanas foram vacinadas contra a doença durante a última campanha, realizada em julho.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos