IMA intima moradores de construções irregulares

Ascom IMAAscom IMA

Após denúncia sobre a existência de ocupações irregulares em área da Reserva Ecológica (Resec) de Manguezais da Lagoa de Roteiro, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram no local e intimaram três famílias. A ocupação está dentro do município da Barra de São Miguel, mas a reserva compreende também parte do município de Roteiro.

Segundo José Manoel Cordeiro, um dos ocupantes, as famílias chegaram ao local em setembro e começaram a levantar casas. No total, quatro casebres foram encontrados. Os donos receberam as intimações e foram avisados sobre o prazo de 15 dias para derrubar as estruturas erguidas e deixar o local. No dia 29 de dezembro, fiscais do IMA voltarão à reserva para verificar se a determinação está sendo cumprida.

“A Resec de Roteiro é uma área de proteção estadual integral, o que significa que temos o objetivo de preservar integralmente o conjunto dos animais, vegetais e demais atributos naturais existente em seus limites. Não pode ter interferência humana direta ou modificações ambientais. Nós temos que fazer esse trabalho. Se deixarmos estas pessoas ficarem na área, na próxima vez que voltarmos à reserva é possível que hajam mais casas.” explica Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do IMA.

Há ainda grande preocupação com as ocupações irregulares em áreas de preservação por conta da precariedade das construções, destinação dos resíduos sólidos e do esgoto, derrubada de árvores e contaminação de mananciais.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos