Violência domina debates na última sessão do ano na ALE

“O Estado está perdendo a guerra para os bandidos e a inoperância da segurança só aumenta. O Estado está de joelhos”, criticou Medeiros.

A sessão ordinária desta quinta-feira, 15, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), a última do ano antes do início do recesso parlamentar, foi marcada por discursos em relação à violência no Estado.

Primeiro a falar sobre o assunto, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) citou o estudo Mapa da Violência 2012, destacando que, das 200 cidades mais violentas do País, 18 são alagoanas. “O Estado está perdendo a guerra para os bandidos e a inoperância da segurança só aumenta. O Estado está de joelhos”, criticou.

O petista disse que, segundo informações obtidas por ele na Policia Civil, até outubro do próximo ano 400 agentes podem se aposentar. “O governo anunciou um concurso público com 150 vagas para agentes, o que será insuficiente. Só no dia em que estive na Polícia Civil tinha 36 processos de aposentadoria para serem encaminhados”, frisou.

Em aparte, o deputado João Beltrão (PRTB) completou: “Os bandidos não respeitam a polícia de Alagoas, a quem falta coragem e determinação”, disse, ilustrando sua afirmação com uma história ocorrida no interior.

Também em aparte ao discurso de Medeiros, o deputado Marcelo Victor (PTB) saiu em defesa do secretário de Defesa Social, Coronel Dário César.

“O coronel inaugurou um módulo de segurança máxima no complexo penitenciário de Maceió e isso deve ser enaltecido. Ele é o único secretário da era ‘Téo’ que permaneceu com os próprios bandidos nos presídios do Estado, enquanto os outros exportavam bandidos para presídios de outros estados. Dário César quer trabalhar e merece um crédito de confiança”, afirmou.

Medeiros rebateu alegando que “Estado que inaugura presídio é porque não investiu em educação”. “Inaugurar presídios é uma vergonha para o atual e para os governos anteriores”, alfinetou.

O deputado Joãozinho Pereira (PSDB) também participou do debate sugerindo que, assim como foi feito no Rio de Janeiro, o Exército deveria estar nas ruas em Alagoas, para ajudar as polícias no combate ao crime. O parlamentar também cobrou maior atenção das autoridades em relação a rodovia BR 101, onde acontecem vários crimes. “A BR 101 é porta de entrada de drogas e cargas roubadas”.

Cadastramento Biométrico

Também na sessão de hoje, Medeiros apelou para que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) prolongue por, pelo menos, mais uma semana, o cadastramento biométrico em Maceió para que os retardatários tenham mais uma chance.

Em aparte, Jeferson Morais (DEM) revelou que uma mulher entrou em trabalho de parto nesta quinta-feira, na fila de um dos postos de cadastramento na capital.

Com o recesso parlamentar, os deputados só voltam ao trabalho no dia 15 de fevereiro de 2012.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos