Servidores do Judiciário Federal realizam protesto antes do recesso

Em greve há 56 dias, os servidores do Judiciário Federal de Alagoas realizarão protesto em frente ao prédio das Varas Trabalhistas, na manhã desta segunda-feira (19) – último ato público antes do recesso forense no Estado.

A categoria decidiu manter a greve na assembleia geral, realizada na última sexta-feira (16), para aguardar os desdobramentos pela revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS) no Congresso Nacional. Os servidores retornarão aos a partir do dia 9 de janeiro.

Na assembleia, os servidores aprovaram uma moção de repúdio contra as perseguições impostas pela presidência do Tribunal Regional do Trabalho, a exemplo do corte de ponto (Portaria Conjunto n° 1288/2011 e Resolução Administrativa n° 34/2011), a retirada de função comissionada e o interdito proibitório.

Luta nacional
Os grevistas concentrarão as atividades, em Brasília, para pressionar os deputados federais da Comissão Mista de Orçamento a incluir o orçamento da revisão do PCS na Lei Orçamentária Anual 2012. De Alagoas, irão para a capital federal os coordenadores Paulo Falcão e João Carlos, e os servidores Aldenilson Gomes, Dora Castro e Luciana Terto a partir desta terça-feira (20).

Eles, juntamente com os servidores do Judiciário Federal e todo o Brasil, acompanharão a votação do Plano Plurianual. Na quarta (21), será votado o relatório geral da LOA 2012, e na quinta-feira (22) a votação final. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe) também conseguiu protocolar o pedido de urgência urgentíssima para que os PLs 6.613/2009 e 6.697/2009 sejam apreciados direto no plenário da Câmara. A medida ainda passa pela aprovação da Casa Legislativa.

Os servidores ainda contam com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux que ordenou o Congresso a reaver o orçamento do Judiciário, enviado ao Legislativo, o qual sofreu corte da revisão do PCS pelo Executivo – uma medida inconstitucional que feriu a autonomia dos poderes.

No entanto, o impasse para a aprovação dos PLs 6.613/2009 e 6.697/2009 continua. A presidente Dilma está irredutível quanto ao orçamento necessário para aprovação do Plano. Enquanto isso, os servidores acumulam perdas salariais de mais de 50%. A última revisão salarial ocorreu há seis anos.

Fonte: Sindjus

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos