Quatro deputados alagoanos estão na lista dos melhores do país, segundo revista

IlustraçãoIlustração

A revista Veja, da editora Abril, e o Núcleo de Estudos do Congresso, do Rio de Janeiro, avaliaram deputados federais e senadores e elaboraram um ranking dos melhores parlamentares em atuação no Brasil. Os critérios utilizados para eleger os melhores deputados e senadores levaram em consideração o posicionamento e voto dos parlamentares quanto à carga tributária menor e sistema tributário mais simples; Infraestrutura; Qualidade de gestão pública; Combate à corrupção; Qualidade de educação e Marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes.

Foram considerados pareceres em relatoria; apresentação de emendas; posicionamento em votação nominal e pronunciamentos em plenário e comissões. Essas ações foram medidas em termos da frequência de sua ocorrência e de acordo com seu impacto favorável ou desfavorável aos oito grandes eixos modernizadores.

Ainda segundo a revista, a posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais estabelecidos pela VEJA. A escala vai de 0 a 10.

Cinco alagoanos figuram no ranking, o mais bem posicionado deles é o atual ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), eleito pelo estado de São Paulo, com nota 8,1. O segundo mais bem colocado é o jovem deputado Rui Palmeira (PSDB), que recebeu classificação 7,1 e ocupa a 19ª posição. Palmeira é seguido por Rosinha da Adefal (PTdoB), com nota 6, na 46ª posição, Givaldo Carimbão (PSB), com nota 4,6 na 84ª colocação, e, finalmente, Maurício Quintella (PR), com nota 4, na 113ª colocação no ranking.

Entre os senadores, nenhum dos representantes alagoanos (Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, Benedito de Lira) foram citados pela revista.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos