Israel inicia invasão de Gaza por terra

G1G1

Uma pequena coluna de veículos militares protegida por helicópteros de combate entrou na Faixa de Gaza neste sábado (3), segundo relato de uma testemunha palestina citada pela agência Reuters.

A entrada no território palestino aconteceu já durante a noite e foi confirmada pelo Exército de Israel, segundo a mesma agência. Os militares informaram que a incursão tem como objetivo isolar áreas de onde palestinos estariam disparando foguetes contra território israelense.

"O objetivo é destruir a infraestrutura de terror do Hamas na área de operações", disse a major Avital Leibovitch, porta-voz do Exército. "Vamos tomar algumas das áreas de lançamento usadas pelo Hamas", acrescentou.

Pelo menos 15 foguetes teriam sido disparados contra Israel neste sábado, ferindo duas pessoas.

Durante o dia, tanques israelenses que cercam a Faixa de Gaza abriram fogo contra o território pela primeira vez desde o início da ofensiva militar, há oito dias. A operação ocorre menos de 24 horas após a morte de um dos líderes militares do Hamas, Abu Zakaria al-Jamal.

O diário "Haaretz" informa que, segundo oficiais israelenses, havia cerca de 10 mil homens preparados para a invasão na fronteira da Faixa de Gaza, antes de ela ser autorizada. Segundo o jornal, os comandantes estavam divididos sobre qual seria o melhor momento para iniciar a movimentação terrestre, já que a entrada em Gaza poderá causar grande quantidade de baixas. Também argumentava-se que o Hamas já havia sido suficientemente afetado pelos ataques aéreos dos últimos oito dias.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos