Defesa Social promove ensino à distância

A Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS) em parceria com o Ministério da Justiça, abrirá na próxima segunda-feira, 26, inscrições para o décimo quinto ciclo do programa de educação de ensino à distância. Ao todo serão oferecidos 35 cursos, totalmente gratuitos, direcionado para todos os membros da segurança pública do estado: policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários, peritos criminais e guardas municipais.

O programa de ensino a distância é de nível nacional, e disponibilizará 150 mil vagas para todo o Brasil. Cada curso oferecido tem uma carga horária de 40 ou 60 hora/aula, e foram desenvolvidos pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). Entre as propostas inovadoras dos cursos, estão quatro novos temas: Análise Criminal, Mediação de Conflitos, Planejamento Estratégico e Planejamento Orientado por problemas – (IARA MODEL).

Ricardo da Silva, Gerente de Ensino da Defesa Social, explicou que o objetivo dos cursos é dar continuidade à re-qualificação dos membros da segurança pública nas mais diversas áreas de atuação profissional. “Os interessados podem se inscrever até em dois cursos. Tanto as matrículas, como as aulas e as avaliações serão realizadas em ambiente virtual, que pode ser encontrado no site da secretaria (www.seds.al.gov.br), ou no site do Mistério da Justiça (www.mj.gov.br/ead)”.

Segundo Ricardo, só no ano passado foram formados pela Defesa Social e Ministério da Justiça em Alagoas, aproximadamente 10.000 alunos. Este ano, a expectativa é que este número dobre, por isso mesmo ele faz um alerta. “Mesmo sendo disponibilizadas 150 mil vagas, é bom correr para não ficar de fora, pois a procura é enorme. No último ciclo, o sucesso foi tão grande que as inscrições se encerraram dois dias antes do prazo final”, disse.

As aulas começarão no dia 26 de fevereiro e devem terminar no dia 30 de março para os cursos de 40h; e no dia 13 de abril para a carga horária de 60h. Mesmo à distância, os alunos contarão com a ajuda de tutores, para tirar dúvidas, estipular tarefas e avaliar os trabalhos produzidos. Os policiais que não contam com a internet em casa, poderão ter acesso às aulas por meio dos 5 telecentros construídos pelo governo do estado em Alagoas, sendo 2 em Maceió, e os outros 3 nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

Ricardo ainda ressaltou que a modalidade de ensino a distância permiti ao aluno que não tem tempo disponível para fazer cursos presenciais, planejar melhor seu tempo e organizar seu espaço de acordo com as suas necessidades. “O ambiente de aprendizado é estruturado de forma que mesmo pessoas que não tem o domínio total do uso dos computadores possam estar inseridas no processo de aprendizagem, se integrando ao resto do país, adquirindo conhecimentos cuja temática aborda a problemática da violência e da criminalidade brasileira”, concluiu.

Os cursos

Além dos 4 novos temas, o 15º Ciclo de Ensino a Distância, disponibilizará os seguintes cursos: Redação Oficial; Direitos Humanos; Crimes Ambientais; Polícia Comunitária; Busca e Apreensão; Identificação Veicular; Investigação Criminal I e II; Português Instrumental; Gerenciamento de Crises; Uso Progressivo da Força; Tráfico de Seres Humanos; Emergência Pré-Hospitalar; Representação Facial Humana I e II; Combate à Lavagem de Dinheiro; Segurança Pública sem Homofobia; Sistema de Combate de Incidentes; Violência, Criminalidade e Prevenção; Licitações e Contratos Administrativos; Sistemas e Gestão em Segurança Pública; Local do Crime: isolamento e preservação; Saúde ou doença: em qual lado você está?; Elaboração de Materiais para Educação à Distância; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial ; Intervenção em Emergência com Produtos Perigosos; Formação de Formadores Instituições Estaduais e Municipais; Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública e Atendimento Policial à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica .

Fonte: Assessoria da Defesa Social

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos