Helicópteros seguem para local de resgate

A missão para resgatar quatro reféns das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) que devem ser libertados neste domingo (1) partiu da cidade colombiana de Florença em helicópteros brasileiros, após um atraso de mais de uma hora pelas más condições meteorológicas. As aeronaves foram para a selva do sul do país, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os helicópteros decolaram de Florença, capital do departamento de Caquetá, às 8h15 locais (11h15 de Brasília) com a senadora colombiana Piedad Córdoba, três delegados da Cruz Vermelha, três testemunhas e cinco tripulantes.

Mais cedo, o “Canal 1”, canal de TV colombiano, divulgou que os reféns que serão soltos são: os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galicio Uribe, e o soldado William Giovanny Domínguez Castro.

Esta é a primeira liberação unilateral de reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia desde fevereiro de 2008, quando as Farc entregaram quatro políticos a uma missão humanitária liderada pela Venezuela.

As Forças Militares e de polícia suspenderam suas operações na área onde acontecerá a entrega, uma ampla região de selva com forte presença das Farc e cenário de intensas ações das tropas do governo contra a guerrilha e o narcotráfico.

Com a liberação unilateral, as Farc buscam ganhar espaço político e apoio internacional, depois de ataques realizados pelas forças de segurança terem resultado na morte de importantes líderes do grupo e no resgate de Ingrid Betancourt, segundo analistas

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos