Campanha alerta motoristas durante carnaval

SesauOs índices de mortes no trânsito aumentam a cada dia e o álcool é um dos principais motivos

Os índices de mortes no trânsito aumentam a cada dia e o álcool é um dos principais motivos

Mais uma ação foi realizada nesta terça-feira (17) durante a Campanha de Educação no Trânsito, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com diversas instituições ligadas ao trânsito de Alagoas. Os técnicos da Sesau e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) fizeram panfletagem na avenida Fernandes, onde também se encontra à exposição um veículo batido com o objetivo de causar impacto à população. O cenário se completa com atores que simulam um motorista embriagado e uma vítima fatal da imprudência no trânsito.

"A iniciativa é muito importante, porque a campanha busca conscientizar a população para dirigir com responsabilidade. Os índices de mortes no trânsito aumentam a cada dia e o álcool é um dos principais motivos", disse a técnica da Sesau, Marlene Soares.

Para a diretora de Educação no Trânsito da SMTT, Caroline Machado, o objetivo da campanha é chocar a população para o fato de que bebida e direção não combinam.

"Cada carro batido tem uma história real. Foram vítimas de imprudência. A campanha visa sensibilizar os motoristas que circulam pela cidade para que tenham consciência e responsabilidade ao dirigir, não só durante o período de carnaval, mas durante toda a vida, para evitar que os índices de mortes no trânsito aumentem", disse a diretora.

O auxiliar de enfermagem, Edvaldo Manuel da Silva, elogiou a iniciativa e disse que há pouco tempo perdeu um amigo, vítima da imprudência de um motorista que dirigia alcoolizado. "Mesmo sabendo que dirigir embriagado é contra a lei e é um ato de irresponsabilidade, muita gente ainda não tem consciência do quanto isso pode levar ao sofrimento e a morte de muitos inocentes", comentou.

Durante a campanha foram colocados quatro carros em pontos estratégicos, que simularam envolvimento em acidentes graves com o objetivo de chamar atenção das pessoas que circulam pela Avenida Fernandes Lima, a orla da Jatiúca, a Serraria e Pontal da Barra, próximo à Ponte Divaldo Suruagy.

Carnaval – Segundo dados do governo federal, mais de 50 mil pessoas morreram nas estradas em 2008 e, desse número, 61% estavam alcoolizadas. Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte de jovens na faixa etária de 15 aos 35 anos. Em um acidente, além da vítima, sofrem também os amigos e a família.

Em Alagoas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), durante o período de carnaval de 2008 foram registrados 41 acidentes e aplicados cerca de dois mil autos de infração. Em Maceió, segundo a SMTT, entre 2007 e 2008, os números empataram. Em 2007 foram registrados 36 acidentes de trânsito, com 12 vítimas fatais; em 2008 foram 36, acarretando em 11 mortes.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos