Prefeitura comenta tentativa de desabilitação

Secom/MaceióSecom/Maceió

A Prefeitura de Maceió vem a público manifestar sua total estranheza com a ofensiva ação do Governo do Estado de Alagoas, que anuncia, por meio do governador em exercício, José Wanderley Neto, o propósito de se mover politicamente em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, para tentar desabilitar o município de Maceió do Sistema Único de Saúde (SUS) sob o argumento de que Maceió é o responsável pela superlotação do Hospital Geral do Estado.

Ao lamentar a atitude do Governo do Estado, a Prefeitura esclarece, a bem da verdade, que:

A política de atendimento de urgência e emergência no Estado de Alagoas é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, portanto, do Governo Estadual;

Com relação à superlotação do Hospital Geral do Estado, o Governo Municipal entende como uma tentativa de esconder a total inoperância do atendimento de urgência nos mini pronto socorros do Estado;

A falta de recursos humanos e de estrutura operacional para garantir o atendimento de urgência e emergência no Hospital Geral é, de fato, um dos vetores determinantes para o caos estabelecido no HGE.

O compromisso do Governo Municipal é investir na atenção básica, garantindo a oferta de serviços, bem como a resolutividade inerente ao sistema. Para tanto, o Governo Municipal trabalha com metas visando à ampliação da atenção básica.

Por fim, a Prefeitura de Maceió lamenta que o governo estadual esteja correndo atrás de mais um cavalo de batalha no município, como fez no episódio da Ação Social, para embalar sua cavalgada eleitoreira.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos