INSS volta a pagar benefícios após o Carnaval

Rio – Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham até o piso nacional (R$ 465) e têm cartão de pagamento com final 4 (sem considerar o dígito) vão receber o dinheiro somente na quinta-feira após o Carnaval, dia 26. O instituto lembra que os pagamentos serão suspensos durante o feriado e na Quarta-Feira de Cinzas, quando os bancos vão funcionar em horário especial. Até o fim desta semana, serão pagos todos os benefícios daqueles que ganham até um salário mínimo.

Até o dia 6 do mês que vem, a Previdência Social vai pagar mais de 26 milhões de benefícios da folha de fevereiro, escalonada em 10 dias úteis. Na semana de 2 a 6 de março, será depositado o pagamento para todos os segurados que recebem acima do mínimo — já com o aumento de 5,92% concedido este mês pelo governo federal e retroativo a 1º de fevereiro — e os que recebem até um mínimo, mas têm cartão de pagamento com finais de 6 a 0.

O INSS disponibiliza a central de atendimento (135) para tirar dúvidas sobre o calendário. Quem tem acesso à Internet pode buscar as informações no site do Ministério da Previdência (www.previdencia.gov.br). Basta clicar no link ‘Extrato de Pagamento de Benefício’, que fica na seção ‘Agência Eletrônica: Segurado’, no centro da página principal. O segurado pode imprimir esse documento, que fica disponível a partir do dia em que o pagamento é depositado no banco.

O INSS está convocando 231 segurados em auxílio-doença, com vencimento em dois anos, que informaram seus endereços errados. As notificações retornaram com a informação de localização incorreta. A perícia médica tem como finalidade reavaliar a incapacidade laborativa desses usuários. Os convocados têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para agendar a nova perícia. O agendamento pode ser feito pela Central 135 ou pela Internet.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Ao lidar com o cartão de benefícios, é importante que os usuários tomem alguns cuidados. O INSS alerta que os beneficiários devem ficar atentos às informações fornecidas pelos funcionários dos bancos no momento da entrega do cartão. Apesar de ser um sistema seguro, moderno e que facilita o saque, requer atenção do usuário.

Recomenda-se nunca contar a terceiros o número da senha nem permitir que outras pessoas examinem o documento, seja qual for a justificativa apresentada. Pessoas de má índole podem trocar o cartão sem que o dono perceba. Outro procedimento de segurança importante: não anotar a senha em papéis. Ao escolher a senha, não se deve usar números previsíveis, como data de nascimento, número de telefone residencial, placa de automóvel. Se houver dúvida na operação do caixa eletrônico, a indicação é procurar um funcionário do banco e observar se ele está identificado.

Se o seu cartão for furtado ou roubado, basta comunicar imediatamente à central de atendimento do banco e solicitar o cancelamento. É recomendável fazer boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de onde ocorreu o roubo. Outra dica é usar terminais instalados em locais movimentados, como shoppings, lojas de conveniência e postos de gasolina.

FIM DE EXAME MÉDICO-PERICIAL

Tramita no Senado Federal um projeto de lei que pretende isentar aposentado por invalidez com idade igual ou superior a 60 anos de fazer exame médico-pericial. O objetivo, segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), é beneficiar todos os aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social. Para Paim, o exame é uma “violência” cometida contra os idosos.

A proposta está pronta para entrar na pauta de votação da Comissão de Assuntos Sociais. De acordo com o senador Paim, o primeiro decreto originado da lei que instituiu o Plano de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91) determinava que fossem feitos exames bienais para todos os aposentados por invalidez com idade inferior a 55 anos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos