Foliões recebem orientação sobre DSTs e aids

Ascom SesauAscom Sesau

Os foliões da praia do Francês receberam nesta segunda-feira, 23, a visita da equipe técnica do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Como muita descontração, os animadores, contratados para campanha, distribuíram os preservativos, fazendo panfletagem e abordagem educativa em toda orla do Francês.

De acordo com a técnica do Programa de DST/Aids, Valéria Maciel, além da praia do Francês, o trabalho também foi realizado na Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Barra Nova, Massagueira e Maceió. Na terça-feira, a ação será desenvolvida nas praias do Litoral Norte.

"A campanha tem tido uma boa receptividade da população, principalmente com a abordagem alegre dos animadores. E nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem sobre as DST/Aids", alertou Valéria Maciel.

Para Danyelle Alencar, estudante universitária, a iniciativa da campanha é muito importante, porque neste período de carnaval os jovens ficam muito vulneráveis e por isso, muitas vezes deixam de tomar as devidas precauções. "O preservativo é muito importante, porque além de evitar as doenças sexualmente transmissíveis, pode ocorrer também a gravidez indesejada", disse a estudante, elogiando a forma lúdica dos animadores de abordagem sobre o assunto.

A aposentada e viúva, Maria José Ramos, também ressaltou a importância da campanha sobre a conscientização de DST/Aids. "É sempre bom é esse tipo de trabalho, porque não só os jovens tem sido alvo dessas doenças, como também pessoas com mais idade que muitas vezes se recusam a usar os preservativos", comentou.

Em Alagoas, as primeiras ocorrências da Aids foram identificadas a partir de 1986 e até dezembro de 2008 somam-se 2.540 registros da doença notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com os dados do Sinan de junho de 2008, a região nordeste apresenta um discreto aumento na taxa de incidência; o índice subiu de 6,9 para 10,6 entre 2000 e 2006.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos