Consumo de sangue cresceu quase 50%

AssessoriaProcura por sangue aumentou quase 50%

Procura por sangue aumentou quase 50%

Mesmo com a redução do número de acidentes de trânsito e de pessoas feridas à bala e por armas brancas, segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social de Alagoas (SDS/AL), o consumo de sangue no Carnaval deste ano cresceu 46,8% em comparação o mesmo período de 2008. Isso porque, segundo dados do Setor de Dispensação da Hemorrede Pública de Alagoas, formada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), foram liberadas 205 unidades de sangue durante os quatro dias da folia momesca, enquanto que em 2008 este número foi de apenas 109 bolsas.

E mais uma vez a maior demanda aconteceu nos dois maiores complexos de emergência públicos de Alagoas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Para se ter idéia, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, somente o HGE solicitou 143 unidades de sangue e, partindo do pressuposto de que cada bolsa pode atender até quatro pessoas, pelo menos 572 vidas foram salvas, graças ao gesto solidário e espontâneo registrado durante a Campanha de Doação de Sangue do Carnaval, onde foram registradas 1.288 doações voluntárias entre os dias 10 e 20 de fevereiro.

Mas além do HGE e da Unidade de Emergência do Agreste, os Hospitais Hélvio Auto, Ortopédico de Maceió, da Agro Indústria do Açúcar, Regional Santa Rita e de Coruripe receberam sangue do Hemoal e Hemoar. As Maternidades Santa Mônica, Santa Rita e a Santa Casa de Misericórdia de Penedo e de São Miguel dos Campos também requisitaram sangue, evidenciando que, além de Maceió e Arapiraca, o consumo de sangue foi grande nos principais municípios do interior, a exemplo de Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo e Coruripe.

“Estes números mostram que nosso apelo para que as pessoas comparecessem ao Hemoal, Hemoar e à Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe foi imprescindível para garantirmos o abastecimento de sangue com qualidade e quantidade suficientes a todas as unidades hospitalares de Alagoas. Nosso apelo evidencia, também, que os alagoanos devem criar o hábito de se candidatar à doação de sangue no Hemoal, Hemoar e na UCT de Coruripe, independente dos grandes feriados”, ressalta a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, médica Izaura Alves Pinto.

Hemofílicos
Mas além de coletar, examinar, processar e liberar o sangue, o Hemoal também realizou 25 atendimentos ambulatoriais durante o feriadão de Carnaval. Segundo estatísticas do órgão, os procedimentos foram realizados em pacientes hemofílicos, que comparecerem ao Ambulatório de Hematologia para receber a proteína Fator VIII, imprescindível para a coagulação do sangue. Para isso, uma escola de plantão foi montada, garantindo atendimento médico de urgência a estes pacientes, cujos atendimentos foram realizados de 21 a 25 de fevereiro, nos três turnos.

Fonte: Josenildo Törres/Ascom Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos