Alagoas atinge 2º lugar em cobertura vacinal

AssessoriaAlagoas atinge 2º lugar do País em cobertura vacinal contra rubéola

Alagoas atinge 2º lugar do País em cobertura vacinal contra rubéola

A Campanha de Vacinação para Eliminação da Rubéola em Alagoas ultrapassou a média nacional. Enquanto o governo federal atingiu a média em todo País de 95,79%, Alagoas teve uma cobertura vacinal de 101,16%.

O relatório com os dados foi entregue nesta terça-feira (3), pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no salão do Palácio do Planalto, em Brasília. A solenidade contou, ainda, com a participação do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Diego Victorio.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sandra Canuto, que esteve presente à solenidade, a estratégia para o sucesso da campanha em Alagoas foi em consequência da participação e do empenho dos governos federal, estadual e municipal, que se uniram com o objetivo de conseguir o maior número de pessoas vacinadas contra a rubéola.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, Alagoas se destacou por mais um aspecto, a cobertura vacinal atingiu número superior ao de pessoas registradas. Ou seja, na prática, a subnotificação ficou evidente e a vacinação atingiu 101,16% da população.

“O sucesso da nossa campanha se deu em função da parceria com o Governo Federal em garantir insumos para a cobertura vacinal e divulgação na mídia para conscientização da campanha, e principalmente, do apoio dos 102 municípios alagoanos, que juntos com a Sesau, desempenharam um papel preponderante durante o período da campanha”, disse Sandra Canuto, informando que a rubéola é uma doença sem grandes conseqüências para saúde e que apresenta sintomas leves, porém se ela atingir à gestante pode causar sequelas graves ao feto.

“Essa é uma conquista que tem de ser comemorada e dividida com toda a população brasileira. É um feito histórico e que aponta o Brasil para o caminho da eliminação da circulação do vírus”, ressaltou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre as mulheres, foram vacinadas mais de 34,8 milhões, com 98,4% de cobertura. Entre os homens, o número de imunizados chegou 32,4 milhões, alcançando o índice de 93,1% desse segmento da população. Em relação às regiões brasileiras, o Nordeste ficou com 98,98% de cobertura vacinal; Norte com 97%; Centro-Oeste com 98,8%; Sudeste 94% e o Sul com 92,9%.

Em relação aos estados brasileiros, o primeiro lugar ficou com Roraima com cobertura vacinal de 101,92% e Alagoas em segundo lugar com 101,16%, sendo 104,11% de mulheres vacinadas e 98,05% de homens. A previsão é que, até meados de 2009, o País esteja livre da doença e, no fim do ano, tenha eliminado a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), transmitida da mãe para o filho durante a gravidez.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com o fim da Campanha, há vacina contra rubéola nos postos de saúde; as mulheres que estavam grávidas durante o período da Campanha e que já deram a luz devem se imunizar. O Brasil já erradicou duas doenças: varíola (1973) e poliomielite (1994). Em 1992, foi realizada uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que obteve êxito de 100% da população alvo, com 52 milhões de crianças de um a 14 anos imunizadas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos