Dia da Mulher é marcado por caminhada

Cerca de 5 mil mulheres, representantes de várias entidades, ONGs e gestão pública, participam neste próximo domingo (8) da caminhada na orla de Maceió, promovida pela Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Promoção e de Política para a Mulher, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A concentração está marcada para 9 horas, na praça Vera Arruda, na Jatiúca, com término no clube Alagoinhas, na Ponta Verde. No final, as participantes terão a oportunidade de prestigiar o show Bossa Nova, com artistas alagoanas.

Mortalidade infantil, subregistro e analfabetismo serão os temas principais da programação, devido ao desconforto do Estado nessas áreas, que tem a mulher como personagem principal. “Esses índices negativos têm a ver com a falta de políticas públicas para o gênero, e precisamos reverter esses quadros assustadores”, afirmou a secretária Wedna Miranda.

A organização da caminhada foi pauta de várias reuniões no Palácio República dos Palmares, entre a secretária Wedna Miranda, a superintendente Micheline Toledo, vereadoras por Maceió e representantes do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura e prefeitura de Maceió.

Na segunda-feira (9), as sete vereadoras por Maceió farão uma visita, às 9 horas, ao Centro de Apoio às Vítimas de Crimes de Alagoas – CAV Crime – com a finalidade de discutir formas para contribuir com as ações da unidade. Devem estar presente as vereadoras Tereza Nelma, Heloisa Helena, Thaize Guedes, Rosinha da Adefal, Fátima Santiago, Silvânia Barbosa e Amilka Melo.

Ainda dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, no dia 11 deste mês as detentas do presídio Santa Luzia receberão um Dia de Cidadania, com a retirada de documentos. Promotores de Justiça do Ministério Público, defensores públicos e advogados do Tribunal de Justiça irão, durante todo o dia, revisar os processos das presas.

A Secretaria de Estado da Saúde será parceira do projeto, realizando exames preventivos e serão proferidas palestras sobre violência, Lei Maria da Penha, entre outros temas de interesse. A programação do presídio também será encerrada com o show de Bossa Nova.

Como acontecem todos os anos, o governo do Estado vai prestar uma homenagem às mulheres com a entrega da Comenda Nise da Silveira. O evento acontecerá dia 13, às 18 horas, no Palácio República dos Palmares. A programação está sendo definida pelo Cerimonial do governo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos