Jornalistas querem 12% de reajuste

Reunidos em Assembléia na sede do Sindicato, os jornalistas alagoanos definiram a pauta de reivindicações da campanha salarial 2009. Além de exigir a reposição integral da inflação (acumulada entre maio/2008 e abril/2009), a categoria vai lutar com todas as forças por um aumento real, negado pelas empresas desde 2003. O índice desejado é de 5%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não divulgou as inflações de março e abril, mas estima-se que o INPC acumulado em doze meses será em torno de 7%. Somando-se aos 5% de aumento real, o índice total reivindicado pelos jornalistas deve ficar em 12%. A categoria também quer, entre outras coisas, que as empresas aumentem o valor do auxílio-creche, custeiem integralmente o plano de saúde e paguem a gratificação de editoria sobre o valor do salário – atualmente é sobre o piso.

Definida a pauta de reivindicações, o Sindicato estará enviando a proposta de Acordo Coletivo para as empresas já na próxima semana. Depois, entrará em contato com a Superintendência Regional do Trabalho para que marque a primeira negociação.

“A assembléia de segunda-feira foi bastante representativa. A categoria demonstra disposição para lutar”, disse a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Valdice Gomes. Segundo ela, os profissionais não aceitam mais o discurso de crise que as empresas de comunicação têm utilizado ao longo dos anos para negar salários mais dignos. “Elas investiram em estrutura física e equipamentos, ampliaram o patrimônio dos donos, mas não querem valorizar os jornalistas”, completou.

Para lançar a campanha salarial 2009, o Sindjornal fará uma manifestação em 7 de abril (Dia do Jornalista), no calçadão do comércio, com faixas, cartazes e panfletos. O objetivo é mostrar à população que jornalista não é “estrela”, como muitos pensam, e que recebe baixíssimos salários das TVs, jornais e outros veículos. “Este será o primeiro de muitos protestos que iremos realizar”, avisou a presidente do Sindicato.

Fonte: Sindjornal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos