Alagoas sedia encontro do Projovem Urbano

Cerca de 170 profissionais, entre técnicos da coordenação, diretores de polos e pessoal de apoio do Projovem Urbano dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, estão reunidos no hotel Ouro Branco, até a próxima quarta-feira, dia 25, onde participam da formação inicial do programa.

O encontro visa prepará-los quanto às questões pedagógicas e administrativas a serem executadas na primeira etapa. Alagoas foi escolhido por ter o maior número de técnicos e devido à ampliação do número de vagas oferecidas aos jovens. No início eram 3.500, em nove municípios alagoanos, e, com o aumento, chegou a 4.400 matrículas.

“É um momento para troca de experiências com outros estados. Essa parceria é importante, porque eles passarão seus conhecimentos para os alunos. Alagoas conseguiu, através da secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do governo do Estado”, declarou Quézia Freitas, coordenadora executiva do Projovem Urbano de Alagoas, que participa com toda sua equipe do encontro.

A abertura foi feita pelo coordenador nacional do Projovem Urbano, Sérgio Gotti, que apresentou as instituições parceiras na formação, como a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), instituição formadora e a Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ). Em seguida, houve apresentação de um vídeo com o tema “As políticas públicas de, para e com a juventude”, ministrada pela professora Regina Novaes, especialista em juventude. O Projovem Urbano: gestão e novos desafios também foi um dos temas do primeiro dia, que ficou sob a responsabilidade de Sérgio Gotti.

Ainda pela manhã, o representante do Comitê Gestor do Projovem Urbano de Alagoas, César Caldas, apresentou as dificuldades burocráticas encontradas na execução do programa.

Os profissionais participaram de debate dobre os temas discutidos, mediado pela coordenadora nacional do Projovem Urbano, Cláudia Veloso Guimarães. Outros assuntos discutidos foram os aspectos administrativos, orçamentários e financeiros do Projovem Urbano, O Plano Nacional de Formação e O ambiente virtual de formação dos gestores do programa.

As discussões têm sequencia nesta terça-feira, com a mesma rodada de palestras, apresentações de vídeos e debates. Estarão em pauta o currículo integrado do Projovem Urbano, a organização de tempos e espaços pedagógicos e o material didático da qualificação profissional e sua utilização.

Oficinas temáticas encerram as atividades na quarta-feira, com o tema Estratégia para promover a inclusão de jovens do Projovem Urbano: a garantia do acolhimento, a permanência com aprendizagem e o êxito dos jovens.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos