Boca da Mata oficializa devolução de hospital

AssessoriaHoje, são gastos mais de 140 mil reais para a manutenção do hospital

Hoje, são gastos mais de 140 mil reais para a manutenção do hospital

O secretário de Saúde, de Boca da Mata, Antônio Laurentino estará protocolando um ofício junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), onde solicita com urgência medidas que possam desvincular a administração do hospital publico pertencente ao Estado do comando da Prefeitura, caso o Governo continue recusando a repassar ajuda financeira, como vem acontecendo há mais de dois anos, para um órgão que lhe pertence.

Afirma o secretário, que hoje são gastos mais de 140 mil reais para a manutenção de funcionários, energia, água e serviços gerais. Alega ainda, que a Prefeitura vem mantendo esse compromisso sem nenhum amparo jurídico. Até porque, justifica; um contrato firmado pelo então prefeito Kleber Tenório em 1997, para um período de 10 anos, a fim de que o hospital fosse administrado pela Prefeitura venceu em 2007; mas que na época o município só arcava com as despesas de água e energia.

“Durante todo esse tempo, os funcionários que pertenciam ao Estado; parte pediu o PDV e outros se aposentaram; razão que nos levou a investir em médicos plantonistas, enfermeiros entre outros profissionais da área” completou.

“Estamos deixando hoje de investir na saúde básica do nosso município, por conta desse compromisso com um hospital, que na verdade não nos pertence, e sim ao Estado. Temos compromisso sim; com uma rede de 11 postos de saúde (PSF), um Centro de Especialidade, que é o Núcleo de Assistência a Saúde da Família (Nasf), um Centro de Reabilitação Física (CRF) e um Caps, Centro de Apoio Psicossocial. E é bom frisar, que em todos esses serviços estamos encontrando dificuldades de mantê-los, justamente por falta de recursos; porque o pouco que temos nesse período de crise, estão sendo destinado para manter o hospital”, revelou o prefeito José Tenório esperançoso de que agora com a oficialização desse manifesto, sairá uma posição da Sesau; já que em outras oportunidades, tudo era apenas prometido de forma verbal.

Fonte: Assessoria Boca da Mata

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos