Sempma fiscaliza venda de madeira

SecomReunião contou com presença do BPA

Reunião contou com presença do BPA

Ainda faltam pouco mais de 60 dias para o início dos festejos juninos, mas a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) já se prepara para fiscalizar a venda de madeira para fogueiras em Maceió. Na terça-feira (7), durante toda a manhã, fiscais da secretaria e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) participaram de um curso de atualização em legislação ambiental.

A ideia central do curso é preparar os fiscais para as abordagens nos pontos de vendas de madeiras, exigindo de quem vende toda a documentação legal de procedência das estacas. Por conta disso que a operação ganhou o nome de “Madeira Legal”.

O curso foi ministrado pelo chefe de fiscalização do IBAMA em Alagoas, o analista ambiental Rivaldo Couto. “Os fiscais devem ficar atentos ao transporte e armazenamento da madeira”, explica ele. O principal documento a ser cobrado dos comerciantes é o Documento de Origem Florestal (DOF).
Um dos locais que mais preocupa a Sempma é o Litoral Norte. Isso porque a maioria dos vendedores de fogueiras da região extrai a madeira da mata, sem qualquer controle.

Uma média de 30 profissionais participou do curso. Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Ricardo Ramalho, o ideal mesmo seria que as pessoas deixassem de lado o hábito de acender fogueiras, que favorece tanto o desmatamento como a poluição do ar.

“Para medir a importância que as árvores têm no nosso meio basta observar algumas regiões de Maceió, como a Rua das Árvores e a Praça Deodoro, no Centro. Já ficou comprovado que onde há uma árvore plantada o conforto térmico é de até 3 graus”, revela o secretário.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos