AL e ES lideram ranking dos mais violentos

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados de 2008 aponta os Estados de Alagoas e Espírito Santo como os dois mais violentos do Brasil. Ambos lideram o ranking de homicídios no País.

Em 2005, segundo o último relatório do Ministério da Justiça, Pernambuco e Rio de Janeiro lideravam as estatísticas. No entanto, com o avanço do número de homicídios em Alagoas e no Espírito Santo, agora Rio e Pernambuco ocupam terceiro e quarto lugares, respectivamente.

De acordo com o levantamento da publicação, a comparação entre os dados de 2008 e os de 2005 demonstra que a violência aumentou nos quatro Estados, porém em Alagoas e no Espírito Santo esse crescimento foi maior.

No Rio, segundo a pesquisa, o índice de homicídios por 100 mil habitantes passou de 40,5 (2005) para 45,1 (2008); em Pernambuco, de 48 para 51,6. Já no Espírito Santo, o aumento foi de 37,7 para 56,6; e em Alagoas, de 37,2 para 66,2.

O levantamento em todos os Estados do País considera um critério único, usado pelo Ministério da Justiça: a soma de assassinatos, latrocínios e lesões seguidas de morte, inclusive homicídios decorrentes de confrontos com policiais. Os dados para a elaboração da do relatório foram repassados pelas secretarias da Segurança e se baseiam em boletins de ocorrência – exceto Goiás, que computa os dados após a conclusão de inquéritos policiais.

Roraima é o Estado brasileiro com o melhor índice (10,6 por 100 mil). No entanto, o número ainda é acima do que a Organização Mundial da Saúde considera como zona epidêmica de homicídios: a partir de dez assassinatos por 100 mil habitantes.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos