Professores se mobilizam pela implantação do piso

Laís Pita/Alagoas24horasProfessores seguirão em passeata ao Palácio República dos Palmares

Professores seguirão em passeata ao Palácio República dos Palmares

Professores das redes federal, estadual e municipal em Alagoas realizam nesta sexta-feira, dia 24, uma manifestação pelo Dia Nacional em Defesa do Piso dos Professores. Os manifestantes exigem o cumprimento da Lei 11.738, que instituiu o piso nacional do magistério.

A manifestação em Maceió se concentra na Praça Sinimbu e deverá seguir pelas ruas do Centro em direção ao Palácio República dos Palmares. Desde segunda-feira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação coordena a chamada Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, por meio da qual, professores realizam debates nas escolas em defesa da educação pública brasileira.

Dentre as reinvidicações está também a igualdade de infraestrutura entre as escolas municipais, estaduais e federais, visando uma unificação do ensino público brasileiro em condições e qualidade.

A lei do piso entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano e prevê um salário inicial de R$ 950, mas alguns estados questionam na Justiça a constitucionalidade da lei. O parecer está previsto para ser divulgado no próximo dia 14 de maio. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal/AL), Girlene Lázaro, os manifestantes ainda exigem a extensão do Plano de Cargos e Carreira para os demais profissionais da educação.

A inserção dos servidores dentro dessa lei é outra reivindicação feita pelos professores que buscam o reconhecimento deles como profissionais da educação. “Ninguém assise aula se as salas não estiverem limpa, que tudo não esteja organizado”, diz Girlene.

Os profissionais da área de educação ainda reivindicam reajuste de 19,23%, mas o governo só acena com 7%, que foi recusado em assembleia pela categoria.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos