Manifestação deixa ao menos 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas e cinco foram detidas nesta sexta-feira na cidade austríaca de Linz, em um confronto entre um grupo de encapuzados e a polícia, durante uma manifestação convocada por grupos comunistas.

Segundo informou a emissora de televisão pública ORF, entre 500 e 700 pessoas estavam reunidas na praça Blumauerplatz após convocação do Partido Comunista da Áustria para festejar o Dia do Trabalho.

Durante a passeata rumo à praça principal, Hauptplatz, quase 50 encapuzados que se negaram a tirar suas máscaras foram cercados pelos cerca de cem policiais que vigiavam a manifestação.

De acordo com a versão policial, a situação piorou por culpa dos "infiltrados" encapuzados, enquanto que o partido, em comunicado, afirma que ninguém se infiltrou sem permissão na manifestação e acusa a polícia de ter provocado os confrontos.

"A presença e as ações da polícia eram desproporcionais, exageradas e altamente provocadoras", disse o líder comunista Roland Hochstöger.

Já em Viena, a principal manifestação no país pelo Dia do Trabalho –tradicionalmente convocada pelo Partido Social-Democrata, atualmente no governo–, transcorreu sem incidentes.

Diante de quase 100 mil pessoas, os líderes social-democratas prometeram tomar medidas para limitar os danos da crise econômica nas classes mais frágeis e defenderam aumentar os impostos aos mais ricos.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos