Vereadores e autoridades debatem problemática da água

Laís Pita/Alagoas24horasComunidade comparece à sessão pública

Comunidade comparece à sessão pública

Os vereadores por Maceió e diversas autoridades se reúnem – na manhã desta sexta-feira, dia 8 – no auditório da FITS para debater a problemática da água em Maceió. De acordo com a vereadora Roseane Cavalcante, a Rosinha da Adefal (PTdoB), a sessão pretende discutir tanto as questões relativas ao abastecimento de água na cidade de Maceió, como os problemas enfrentados por ausência de saneamento.

Rosinha da Adefal pretende ainda – segundo ela mesmo – discutir junto com as autoridades as diversas distorções em relação ao abastecimento e ao saneamento que existem na capital alagoana. A vereadora aponta os casos em que usuários do sistema de abastecimento utilizam bombas que puxam água diretamente da rua, prejudicando outros moradores, além dos carros-pipas.

“Em relação aos carros-pipas há situações que atrapalham o trânsito, além de saber de onde vem esta água”, salientou Rosinha da Adefal. A vereadora lembrou ainda que é preciso discutir com os órgãos as deficiências que levam ao registro diário de locais que não possui abastecimento de água. “A água é um condutor de vida, e no caso da ausência de saneamento, até mesmo de doenças. É preciso discutir esta situação com urgência, pois a população cresce, mas sabemos que a oferta de água diminui”, frisou a vereadora, durante a sessão pública.

A vereadora aponta ainda como pontos de discussão a forma que vem sendo feita o armazenamento da água em Maceió, as cobranças de taxas, o desperdício de água, além dos casos de mortalidade infantil ligado a falta do abastecimento. Rosinha destaca ainda a escassez de água potável, assunto que já preocupa especialistas em todo mundo, como coloca.

“É preciso agir de forma urgente para que no futuro o problema não se agrave ainda mais. Nos últimos meses o problema da água vem sendo debatido por diversos órgãos e de diversas maneiras, mas a forma pela qual ele vem atingindo o estado de Alagoas, mais especificamente a capital – Maceió – é preocupante. Tornou-se comum presenciar as reclamações e o clamor da sociedade pela insatisfação com a água, seja pela falta dela, pela qualidade, por dificuldades de abastecimento, a necessidade é sempre a mesma, a água”, falou a vereadora.

Estão presentes na sessão, o diretor de Operações da Companhia de Abastecimento e Saneamento de Água de Alagoas (Casal), Jorge Brizeno, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, além do deputado estadual Judson Cabral (PT) e outras autoridades ligadas ao tema. Da Câmara Municipal, apenas seis dos 21 vereadores estiveram na sessão pública: o presidente Dudu Holanda (PMN), a vereadora Tereza Nelma (PSB), Dino Júnior (PCdoB), Marcelo Gouveia (PRB), Rosinha da Adefal (PTdoB) e Thayse Guedes (PSC).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos