Mais de três mil são atendidos pela Defensoria

DivulgaçãoCasamento foi um dos serviços mais procurados

Casamento foi um dos serviços mais procurados

Mais de três mil pessoas do município de Maceió, principalmente a população do Vale do Reginaldo foram atendidas pelo programa itinerante Defensoria Pública Mais Perto de Você. O evento foi uma promoção da Defensoria Pública de Alagoas em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Sociedade de Ensino do Nordeste (Seune) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

O casamento civil e o divórcio foram os serviços mais procurados do dia, totalizando 250 e 300 atendimentos, respectivamente. Cerca de 700 pessoas procuraram os serviços que envolvem ações judiciais, como pedido de pensão, alvará, tutela, reconhecimento de paternidade, retirada do primeiro registro civil (após os 12 anos) e correção do mesmo, feitos pela Defensoria e o Judiciário.

Outra grande procura ficou por parte do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Título de Eleitor, totalizando 900 pedidos. Também houve atendimento para o Ministério Público de Alagoas, alistamento militar, posto avançado de INSS, análises de petições de diversas naturezas, registro de nascimento, entre outros.

De acordo com a organização, 200 estagiários, 350 funcionários de instituições parceiras do programa, nove juízes e dez defensores públicos foram os responsáveis pelo atendimento do evento que começou às 8 e terminou às 18 horas.

Durante a abertura do Defensoria Pública Mais Perto de Você, estiveram presentes o vice-governador, José Wanderley Neto, a presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho, o defensor público geral, Eduardo Antônio Lopes, o subdefensor público geral, Daniel Alcoforado, o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Ricardo Melro, o presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), Maurílio Ferraz, o diretor geral da Seune, Sebastião Palmeira, o juiz Domingos Lima Neto, coordenador da justiça itinerante, entre demais autoridades e membros do judiciário.

Na oportunidade, o defensor público geral afirmou que "É com grande satisfação que a Defensoria Pública e os Defensores Públicos comemoram o Dia Nacional dos Defensores Públicos, ocorrido no último dia 19, participando de uma festa de tamanha magnitude. Trabalhando, fazendo aquilo que melhor sabemos fazer: levando cidadania à população carente de nosso Estado, cuidando de quem mais precisa e de quem menos recebe. A população carente do Estado de Alagoas conta hoje com uma Defensoria, em que pese pequena, mas uma Defensoria forte, que não se submete a vontades econômicas ou políticas, isso tudo graças a um Governador que reconhece a importância desta instituição".

O defensor ressaltou que eventos como este servem para provar que é possível unir boa parte do Poder Público e entidades privadas, com um único objetivo: levar cidadania à população carente do nosso Estado.

Para o vice-governador, a populaçao precisa do serviço da Defensoria para ser um cidadão. "O que estamos tendo aqui não é uma ação do governo. É uma ação de Estado. Que possamos ter mais justiça itinerante, mais distribuição de renda e mais emprego. A Defensoria Pública tem feito extraordinário trabalho na sociedade alagoana, legitimando o direito do cidadão carente do Estado, dando plenitude à sua cidadania, para que seja cidadão de fato".

"Se o povo é assistido, ganha seu direito de cidadão e o país tem o seu direito de progredir", pontuou a presidente do TJ/AL.
O governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, esteve presente no final do programa itinerante, durante os 250 casamentos. "Vim cumprimentar e parabenizar a todos que trabalharam nesta itinerante, por mais uma ação de cidadania à população carente do Estado", finalizou.

Fonte: Assessoria/Defensoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos