Revista humanizada nos presídios

Assessoria/ArquivoEquipaemento foi instalado graças a convênio firmando com Pronasci

Equipaemento foi instalado graças a convênio firmando com Pronasci

A segurança dos presídios alagoanos ganhou reforço na quinta-feira, 28, com a instalação de equipamentos eletrônicos de combate à entrada de material ilícito. Um raio-x e seis pórticos detectores de metais foram doados pelo Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e vão auxiliar na revista durante o dia de visita e humanizar o trato com familiares de reeducandos.

A primeira unidade a instalar os equipamentos foi o maior presídio do estado, Baldomero Cavalcante, que possui capacidade para 348 detentos e mantém atualmente uma população carcerária de 589 apenados. Para o gerente-geral do Baldomero, capitão Alex di Martella Orsi, o raio-x e os pórticos irão agilizar o processo de recepção de familiares de presos, humanizar o processo de revista e, ainda, contribuir para uma melhor segurança na unidade prisional.

Devido à superlotação no Baldomero Cavalcante, é grande o trabalho dos agentes penitenciários em dia de visitação (quarta-feira, quinta-feira e domingo) quando uma média de 1.500 pessoas serão recepcionadas durante os dias de semana e cerca de 2.000 parentes na visita de domingo.

“Até ontem, toda a revista de materiais trazidos por familiares de reeducandos e nas próprias pessoas era feita manualmente. Por este motivo, muitos visitantes ficavam aguardando muito tempo até entrar na unidade prisional. A partir de agora, teremos como dar um tratamento mais humanizado, com um tempo menor de espera e com mais qualidade na revista”, destacou o gerente-geral.

Alagoas recebeu do Ministério da Justiça um aparelho de raio-x, seis pórticos detectores de metal e oito detectores de metal portáteis. Os aparelhos fazem parte do kit básico de inspeção do Pronasci e pretende evitar a entrada de materiais proibidos ou ilegais no interior das unidades.

A esteira de raio-x — com a mesma tecnologia utilizada nos aeroportos – detecta a presença de materiais que vão desde plástico e metais à entorpecentes. Segundo o técnico do Ministério da Justiça, João Sobrinho, os pórticos e os detectores de metais portáteis possuem uma tecnologia mais avançada, sendo mais sensíveis à presença de metais.

“O raio-x permite avaliar se existe qualquer outra substância em um pacote de açúcar, por exemplo. O monitor apresenta cores diferentes em cada pacote monitorado. Já os pórticos, são mais sensíveis a presença de metais, informando até a presença de uma chave no bolso de uma calça”, explicou.

“Iniciamos hoje os trabalhos com os equipamentos e a intenção é que a entrada de material ilícito tenda a zerar dentro da unidade prisional”, enfatizou Orsi. O diretor reforçou ainda que não apenas parentes de presos terão que ser submetidos ao portal detector de metal, o procedimento se estende a servidores e reeducandos.

“São dois pórticos instalados no Baldomero. Um é exclusivo para reeducandos que precisarem ter acesso a parte administrativa de presídio, e o outro – instalado na entrada principal – será utilizado por todas as pessoas que tiveram acesso à unidade”, completou.

Dados da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) apontam que em 2008 chegaram a ser apreendidos com reeducandos — em todo o Sistema Penitenciário — 245 aparelhos de celular, 397 materiais utilizados como arma, além de 4.763 itens de entorpecentes.

O intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, acredita que a aquisição dos equipamentos vai trazer um melhor controle na coibição da entrada de materiais perniciosos, que dificultam a segurança nas unidades prisionais. “Vamos ter como proporcionar mais segurança para reeducandos, servidores que trabalham nas unidades prisionais e para a população, pois estaremos combatendo mais energicamente a entrada de materiais ilícitos”, disse.

Além do Baldomero, os presídios Cyridião Durval, Santa Luzia, Casa de Detenção e Desembargador Luis de Oliveira Sousa — em Arapiraca — também receberão um pórtico detector de metal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos