Israel indenizará 50 palestinos por danos

Israel indenizará 50 palestinos pelos danos que colonos judeus causaram a suas propriedades como vingança por terem sido evacuados pelo Exército de Hebron, na Cisjordânia, informou o Ministério da Defesa israelense.

Rara, a medida custará aos cofres do país US$ 63 mil (aproximadamente R$ 126 mil) e parte da consideração de que as autoridades israelenses têm "uma certa responsabilidade" no ocorrido, ao ter ordenado o despejo que gerou os distúrbios, disse o porta-voz da Defesa, Shlomo Dror.

"Se não tivesse havido evacuação, não teria havido desordens", resumiu Dror, em referência ao despejo, em dezembro do ano passado, pelas forças de segurança israelenses de uma casa na cidade de Hebron que tinha se transformado em símbolo do movimento colono de extrema direita.

Após a evacuação, os colonos aplicaram a tática denominada "preço": agredir palestinos, danificar seus carros e casas, e queimar seus cultivos toda vez que as forças de segurança israelenses evacuarem um assentamento.

O porta-voz do Ministério da Defesa israelense explica que alguns autores da destruição não foram identificados, por isso o Estado assume os custos.

A indenização foi iniciativa de Yoav Mordechai, responsável da Administração Civil na Cisjordânia – o órgão militar israelense que recolhe as denúncias -, após comprovar a severidade dos danos causados pelos colonos em uma visita a Hebron, afirma neste domingo o jornal israelense "Haaretz".

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos