Sistema penitenciário deve receber investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão

Luis Vilar/Alagoas24horasCinco ambulâncias foram entregues ao sistema penitenciário

Cinco ambulâncias foram entregues ao sistema penitenciário

Durante a solenidade que marca a entrega de cinco ambulâncias ao sistema penitenciário de Alagoas, adquiridas por meio de convênio junto ao governo federal, o intendente geral do sistema penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, anunciou que deverá ser investido no sistema, até 2010, R$ 1,1 milhão em vários setores – que vão desde ao aspecto estrutural até as oficinas.

Bugarin destacou a importância da aquisição dos veículos, que deverá realizar o transporte de reeducandos das unidades prisionais para as unidades de saúde, além de prestar atendimento dentro do próprio sistema. Uma ambulância deverá ser encaminhada para o presídio de Arapiraca e as demais ficarão em Maceió.

Questionado sobre os assassinatos no sistema prisional – sete desde o começo do ano – o intendente-geral afirmou que o Estado tem adotado todas as precauções para evitar os crimes, mas que se trata de um problema de âmbito nacional e que as motivações vão desde problemas de relacionamento decorrentes da superlotação até a corrupção de agentes públicos. Em Alagoas, agentes penitenciários foram denunciados pelo Ministério Público Estado por envolvimento na morte de cinco reeducandos.

Luiz Bugarin disse, ainda, não temer ser exonerado do cargo de intendente-geral, conforme vem sendo especulado em alguns setores. O militar afirmou que jamais sofreu pressão para deixar a Intendência e que foi convidado para exercer o cargo e que o mesmo pertence ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que pode requerê-lo a qualquer momento. “O trabalho é alvo constante de pressão”.

O militar disse que como gestor vem trabalhando incansavelmente para combater a tortura nas unidades prisionais. "A tortura é combatida veementemente pela Intendência", afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos