Servidores do Detran paralisam atividades e anunciam mutirão para liberação de CNHs

Flávia Duarte/Alagoas24horasFlávia Duarte/Alagoas24horas

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) paralisaram as atividades por 24 horas nesta quarta-feira, dia 10, conforme havia antecipado o Alagoas24horas na semana passada. Segundo avaliação da diretoria do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), os serviços estão suspensos na sede, nos postos de atendimentos, os JÁs, e em cinco Ciretrans.

A paralisação se dá como forma de reivindicar reajuste salarial da ordem de 27,5%, sendo 21% linear e 6,41% de ajuste na tabela de todas as categorias profissionais. Os manifestantes – que afirmam estar há duas datas-bases sem reajuste salarial – ainda exigem valorização dos servidores com a elaboração e implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), capacitação profissional, além de melhores condições de trabalho.

Ainda de acordo com o Sinsdal, o Governo do Estado teria alegado que só pode negociar o reajuste salarial a partir de julho, alegando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A justificativa, no entanto, é questionada pelos servidores, que alegam ter parecer favorável da Secretaria de Gestão Pública (Segesp), datado de fevereiro desse ano, favorável ao reajuste. Caso não haja avanços nas negociações, os servidores podem optar por greve por tempo indeterminado já a partir do dia 22.

Questionado sobre a demora para a entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Alagoas, o diretor Léo Moisés afirmou que esta é a principal queixa na Ouvidoria do órgão. “O sindicato vê dois graves problemas de Detran/AL, o prazo para emissão de CNHs e a realização das vistorias dos veículos, cujo agendamento deve ser realizado pelo telefone, mas os usuários afirmam que o serviço não funciona.”

Moisés informou, ainda, que durante a implantação do novo sistema de emissão de CNHs do órgão, que terá início na próxima sexta-feira, dia 12, até o dia 22, quando o atendimento ao público será retomado, os servidores deverão realizar um mutirão para a liberação de todos os documentos que estão pendentes. O objetivo, segundo o sindicalista, é ‘limpar as mesas’.

O representante do Sinsdal voltou a afirmar que o Detran/AL tem condições de emitir CNHs em até 72 horas, uma vez que possui pessoal qualificado, cabendo à atual diretoria oferecer melhores condições de trabalho. Atualmente, uma CNH demora até 120 dias para ser entregue em Alagoas, conforme denúncias relatadas na própria Ouvidoria do departamento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos