Território da Paz é debatido na Câmara

A Câmara Municipal de Maceió em conjunto com a Assembléia Legislativa de Alagoas realizam nesta segunda-feira (15) uma sessão especial para debater as ações do projeto Território da Paz do governo Federal, implantado através do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) no último dia 19 no bairro do Benedito Bentes. A sessão acontece no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e terá início às 9h.

A iniciativa do amplo debate é de autoria das vereadoras Fátima Santiago (PP), Tereza Nelma (PSB) e dos deputados Judson Cabral e Paulo Fernades (Paulão) ambos do PT e contou com a aprovação unânime dos demais vereadores.

O debate segundo a vereadora Fátima Santiago se faz necessário para desmistificar o projeto. “É preciso que nós representantes políticos assim como a comunidade tenhamos um conhecimento detalhado deste programa. Que eu,particularmente, acredito que muito tem a contribuir para o desenvolvimento da Cidade bem como para a segurança dos nossos munícipes”, destacou a vereadora.

Já a vereadora Tereza Nelma destacou a importância do projeto e falta de divulgação do mesmo destacando a necessidade de que outros bairros também possam no mais breve espaço de tempo ser atendidas por as ações do Pronasci. “Acredito que essa é uma nova forma de se fazer segurança, onde e prevenção, a educação e a cultura serão grandes aliados no combate a violência”, ressaltou Nelma.

A primeira ação do programa Território da Paz em Alagoas está sendo realizada no Benedito Bentes onde 26 projetos estão sendo implantados para a comunidade no intuito de reverter o alto índice de violência da região.
Entre as principais ações do programa estão o projeto Mulheres da Paz, que vai capacitar 300 voluntárias para identificar jovens de 15 a 24 anos que estejam em situação de risco e o programa para efetivação da Lei Maria da Penha de proteção à mulher.

Já no que se refere especificamente a segurança pública o Ministério da Justiça está investindo na modernização das instituições com a aquisição de equipamentos como material para perícia, armas não-letais e letais, viaturas e dispositivos de informática.

O Pronasci tem como uma de suas meta aproximar a polícia da população, por isso as famílias de Benedito Bentes I contarão com o reforço de 2 mil policiais comunitários. Por meio da Polícia Comunitária, serão criadas quatro bases no Benedito Bentes, Clima Bom, Vergel e Jacintinho. Em cada bairro, deverão atuar de 12 a 20 policiais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos