Ufal vai adotar o Enem a partir deste ano

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira (16) que mais três universidades federais divulgaram como pretendem usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo. Das 55 universidades, 43 instituições adotarão o novo Enem, 10 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que ainda não tinha uma definição, tambem adotará o exame a partir deste ano para preencher vagas remanescentes. De 2011 em diante, utilizará como fase única em seu processo seletivo.

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) será substituída pelo Enem. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio. Em processos seletivos anteriores, o resultado no exame valia 50% da nota da prova de conhecimentos gerais da 1ª fase.

A Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), que já tinha decidido usar a nota do exame para preencher as vagas remanescentes neste ano, informou que, a partir de 2011, o Enem será utilizado como fase única para um percentual das vagas a ser definido.

São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos