DER e Incra irão recuperar acesso a povoados

AssessoriaAssesso aos povoados se dá de forma precária

Assesso aos povoados se dá de forma precária

Os assentamentos Jubileu 2000 e Quilombo dos Palmares, na cidade de São Miguel dos Milagres, a 60 quilômetros de Maceió, serão beneficiados com obras de recuperação de estradas e construção de pontes no valor de R$ 410 mil. Em reunião na tarde desta quarta-feira, 17, lideranças e técnicos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) foram comunicados da celebração de um convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER) para a realização de trabalhos de infra-estrutura em diversos assentamentos do Estado, incluindo alguns da região Norte.

No fim da manhã, uma comissão de assentados já tinha sido recebida pelo superintendente do Incra, Gilberto Coutinho. Nessa reunião, o secretário de Agricultura da cidade litorânea, João Brás, anunciou que a Prefeitura vai colaborar com o Incra e o DER nas ações emergenciais para a retomada do tráfego na área afetada pelas chuvas.

As lideranças dos assentados participaram das reuniões no Incra um dia depois de terem ocupado a prefeitura de São Miguel dos Milagres para cobrar ações conjuntas do município e dos governos estadual e federal. As 72 famílias dos dois assentamentos estão ilhadas. Duas pontes foram destruídas na última cheia. As estradas de acesso estão com o tráfego de veículos interrompido em vários pontos. Outras comunidades rurais do município também estão na mesma situação.

O diretor-presidente do DER, Messias Costa, e o ouvidor agrário do Incra, Marcos Bezerra, apresentaram a proposta de convênio para a construção de três pontes de seis metros e uma ponte de dez metros, as principais da região, e para a construção de uma estrada de 9 quilômetros, que liga o assentamento Jubileu 2000 ao centro da cidade. Antes da execução dessa obra, os órgãos farão um trabalho de emergência para a regularização do tráfego. A prefeitura deverá decretar estado de emergência até o início da próxima semana, depois de cumprir as exigências legais. O secretário informou que pretende reivindicar recursos oriundos do governo federal para os municípios atingidos pelas enchentes.

“Amanhã, o engenheiro residente será enviado ao local para avaliar a situação e decidir, com a prefeitura, que trabalho pode ser feito de forma emergencial para liberar as estradas”, afirmou o diretor do DER. Messias Costa argumentou que o mais importante será o convênio, que, segundo ele, “trará solução definitiva para o problema da região”. Incra e DER prevêem que as obras do convênio deverão ter início apenas no verão.

José Cícero da Silva, o Saúba, que liderou a ocupação na prefeitura e participou das reuniões no Incra, disse que os trabalhadores estão sem condições de comercializar seus produtos. “Estamos ilhados, mas sabemos que com o trabalho de emergência vamos poder voltar à normalidade”, explicou. Ele se mostrou esperançoso com o convênio. “Com a construção das pontes e da estrada vamos dar um grande passo para melhorar tudo nas áreas de assentamento da cidade”.

Fonte: Incra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos