Agentes penitenciários em protesto invadem Secretaria de Gestão Pública

Cláudia Galvão/Alagoas24HorasSecretaria de Gestão Pública

Secretaria de Gestão Pública

Os agentes penitenciários de Alagoas realizam na manhã desta quinta-feira, dia 18, mais uma mobilização no Centro de Maceió por reajuste salarial. Cerca de 50 agentes se concentraram na Praça dos Martírios e seguiram em passeata pelas ruas do Centro, até a sede da Secretaria de Gestão Pública. A expectativa é de que representantes da categoria sejam recebidos pela comissão de negociação.

Este é o primeiro protesto após o confronto com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, ocorrido na última segunda-feira, dia 15. Na última mobilização, os agentes entraram em confronto com policiais do Bope e pelo menos cinco agentes foram atingidos por balas de borracha, armamento não-letal.

Questionado sobre a presença de agentes penitenciários armados no protesto da última segunda, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas de Souza, disse que os agentes estão autorizados a andar armados e o despreparo maior foi cometido pelos militares, que teriam efetuado disparos com armas letais.

Um dos agentes ferido no confronto, Armando Costa disse lamentar a postura do governo do estado. Segundo Castro, os agentes são peças determinantes no funcionamento do sistema prisional do Estado e a não valorização deste profissional acarreta problemas ainda mais graves para o sistema, que, segundo ele, é tratado como ‘carniça pela sociedade’. Castro denunciou, ainda, a falta de equipamentos de trabalho.

Os agentes afirmam que estão há três anos sem reajuste salarial e que o governo do Estado já acenou com outros acordos, mas nenhum deles chegou a ser cumprido.

Audiência

Após a invasão do prédio da Segesp, a Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos dos agentes. Uma reunião com o Gabinete Civil foi agendada para as 17h de hoje.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos