Tutmés diz que conciliação deve ser regra

O desembargador Tutmés Airan disse nesta terça-feira (07) que conciliar é o caminho mais objetivo para resolver as desavenças entre as partes. “Sob essa perspectiva, tenho realizado algumas conciliações, com ótimos resultados. Quero, no entanto, transformar a exceção em regra, consciente da importância desse método de solução de conflitos, sobretudo para alcançar a tão almejada celeridade processual e o efetivo acesso à jurisdição, dentro de marcos inafastáveis da imparcialidade e da ética”, explicou o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.

“Como tenho reiterado desde que, há cinco meses, tomei posse como desembargador, o trabalho cotidiano de julgar os conflitos humanos vai mais além de manejar o conhecimento técnico adquirido. Por isso, tenho buscado, diariamente, fazer do meu gabinete um espaço que sirva para mostrar às pessoas que, antes de decidir, e se for o caso, é preciso ouvi-las, dividir com elas as suas angústias e incertezas, na perspectiva, última, de estabelecer um diálogo de pacificação entre as partes envolvidas no processo que, inclusive, seja capaz, até, de me ajudar a encontrar alternativas novas à resolução da demanda”, acrescentou o desembargador.

E mais:”Certo de que é possível atingir esses objetivos, convido as partes e seus advogados para que manifestem, nos processos sob minha relatoria, o interesse em tentar conciliar, evitando proscrastinação indefinida dos feitos”.

Confidencialidade

“Enfatizo que será resguardada a confidencialidade e que nenhum ponto levantado no decorrer da sessão de conciliação será registrado, salvo no caso de acordo, de forma que, se infrutífera a tentativa, nada do que foi discutido influirá no convencimento dos julgadores. Havendo manifestação positiva, serão designados dia e hora para audiência de conciliação, sendo as partes e advogados por telefone, por meio eletrônico, pelo correio ou, se necessário, pelo Diário Oficial do Estado ou pelo Diário da Justiça Eletrônico, pelo correio eletrônico (e-mail) para contato.”

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos junto ao gabinete do desembargador Tutmés Airan, no terceiro andar do prédio do TJ/AL, através do telefone 4009.3271, com Christiane ou Larissa.

Fonte: Assessoria/TJ

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos