AL ganhará unidades de pronto atendimento

SecomPrefeito Cícero Almeida se reuniu com ministro Gomes Temporão

Prefeito Cícero Almeida se reuniu com ministro Gomes Temporão

A pedido da ministra Dilma Rousseff, o prefeito Cícero Almeida foi recebido, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O ministro garantiu que Maceió vai ganhar três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), que funcionam 24 horas com pediatria e clínica médica.

Pelo projeto inicial, Alagoas seria contemplada com cinco UPAS – quatro na capital e uma no interior. Mas em atendimento a um pedido do ministro Temporão, o prefeito Cícero Almeida abriu mão de uma destas unidades, na capital, para beneficiar o interior do Estado. Com isso, Maceió ficará com três destas unidades e o interior com duas.

As unidades serão entregues à população até o final do ano. Cada uma contará com um investimento de R$ 2,6 milhões por parte do governo federal, além de uma contrapartida do município. O assunto será discutido, ainda este mês, na Comissão Intergestora Bipartite da Saúde.

O prefeito Cícero Almeida confirmou, ao ministro Temporão, a visita que fará a algumas dessas UPAS no Rio de Janeiro já na próxima semana. “Essas novas unidades vão ajudar a desafogar o atendimento nas emergências e nos mini- pronto-socorros de Maceió”, afirmou Almeida.

UPAS

Trata-se de uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A UPA 24 horas, sigla de Unidade de Pronto Atendimento, é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências. Mas a unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.

O projeto da UPA 24 horas foi baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e, também, nas necessidades identificadas pelo município de Maceió. Ela não substitui o posto de saúde. É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA 24 horas vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos