INSS realiza mutirão neste sábado

A Agência da Previdência Social (APS) Ary Pitombo realiza neste sábado (25) um mutirão para atender 137 segurados com processos de recurso administrativo de perícia médica. Para isso, dez médicos peritos vão trabalhar das 7h às 12h, na agência situada na Praça dos Palmares, 232, Centro de Maceió.

Na ocasião, os médicos do INSS realizam nova perícia nos segurados que não concordaram com a primeira avaliação médica. No caso da comprovação de que a enfermidade do segurado o incapacita para a vida profissional, o benefício será concedido e o pagamento será efetuado a partir da data do requerimento.

Este ano, a agência Ary Pitombo já realizou um mutirão que antecipou o atendimento de 120 segurados com perícia médica agendada para requerer benefícios de auxílio-doença e assistencial do portador de deficiência.

Perícia Médica – Esta é uma avaliação obrigatória para a concessão dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. O objetivo é verificar se a enfermidade apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade profissional, por isso o médico considera o tipo de enfermidade e a natureza da atividade exercida pelo segurado. A perícia médica também é necessária para avaliar o benefício assistencial para os portadores de deficiência.

Procedimentos – Ao constatar a incapacidade para o trabalho, o médico perito estima o tempo para a recuperação da capacidade laboral. Mas, se 15 dias antes do fim do período, o segurado ainda não tenha recuperado a capacidade de trabalho, pode fazer um Pedido de Prorrogação (PP), através da Central 135 ou da intenet (www.mps.gov.br) e agendar nova perícia médica.

Recurso – Todo segurado que não tiver o seu benefício aprovado pela perícia médica pode solicitar um Pedido de Reconsideração (PR), que será agendado e realizado por outro médico perito do INSS. Se ele confirmar a decisão anterior, o segurado pode entrar com um recurso, na própria agência. Após essa nova perícia, se o benefício não for concedido, o processo será encaminhado para a Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS).

Fonte: Ascom INSS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos