Pesquisas da Uneal são aprovadas por comitê

AssessoriaTrabalhos científicos da Uneal são aprovados por comitê

Trabalhos científicos da Uneal são aprovados por comitê

Três trabalhos de pesquisa, desenvolvidos pelo Núcleo de Ensino-Pesquisa e Aplicação em Biologia (Nepa) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), foram aprovados pelo comitê científico do Centro de Educação (Cedu/Ufal).

Os estudos acerca do efeito da mistura de adubação orgânica em plantio de Citronela de Java (Cymbopogon winterianus L.) para orientações de manejo em hortas escolares; implantação de farmácia viva em hortas escolares como instrumento de resgate dos valores das ervas medicinais, e o agroturismo como ferramenta para a educação ambiental no município de Arapiraca fazem parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade.

Os trabalhos científicos serão apresentados na quarta edição do Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, que ocorrerá em Maceió, na primeira semana do mês de agosto.

Duas pesquisas, incluindo orientação do manejo de adubação orgânica em hortas escolares e a implantação de farmácia viva em hortas escolares, foram orientadas pelo professor-mestre Rubens Pessoa de Barros.

Estufa
Ele explica que as atividades no Núcleo de Ensino-Pesquisa e Aplicação em Biologia da Uneal, no Campus de Arapiraca, fazem parte de um delineamento experimental na estufa, com o plantio de citronela (capim-limão) em cinco tratamentos com cinco diferentes concentrações de adubação orgânica, utilizando esterco bovino, adicionado ao solo e areia grossa.

Rubens Pessoa adintou que os experimentos foram acompanhados durante cerca de 120 dias, com observações semanais, e os resultados foram discutidos através de análise de variância e teste F e de Tukey a 5% de probabilidade.

As conclusões das pesquisas revelaram que o plantio de Citronela de Java (Cymbopogon winterianus L.) pode ser cultivado em hortas escolares implantando em farmácia viva, por ser de fácil adaptação em solos naturalmente férteis da região.

“Além disso, as pesquisas mostraram que não é necessária adição de fertilizantes químicos para o cultivo. O resultado tem caráter prática, uma vez que a planta é importante na utilização como repelente contra insetos, principalmente os mosquito da dengue”, revelou.

Outra pesquisa aprovada trata do estudo do agroturismo em Arapiraca como uma ferramenta de educação ambiental. O trabalho em andamento de uma monografia orientada peloprofessor Valdevan Rosendo para a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Ambiental, também coordenado pelo professor Rubens Pessoa de Barros no Campus de Arapiraca.

“O potencial do agroturismo pode ser visto pelas ruas da cidade e nos povoados do município, e isto pode ser comprovado pelos costumes e hábitos, trajes das pessoas que vão às feiras livres nas segundas-feiras. Certamente, as pesquisas ainda trarão outros resultados positivos para o desenvolvimento da universidade e do Estado de Alagoas”, completou o pesquisador.

Fonte: Davi Salsa/Ascom Uneal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos