Militares participam de curso sobre Pistola Taser

2º BPMPistola Taser

Pistola Taser

O 2º BPM está realizando instrução de operador de Pistola Taser (armamento de baixa letalidade); que teve início na última quarta-feira 22, no horário de 08:00h às 13:00h, todos os Policiais Militares desta Unidade Policial Militar terão participação, com previsão de encerramento na próxima sexta-feira 31, tendo como instrutor o Ten Venâncio, Cmt do Pelopes/2º BPM.

A Pistola Taser é uma exclusiva arma não letal que reduzirá drasticamente os índices de acidentes e, muito mais do que isso, irá permitir ao Policial agir em situações onde este hoje hesita, como nos milhares de crimes que todos os dias são perpetrados por ágeis predadores urbanos que, nas ruas das grandes cidades, furtam os pertences dos cidadãos e depois saem correndo.

Em muitas destas situações, o Policial – trajando farda, botas, cinturão,
portando um cassetete e uma arma de fogo na cintura – não se sente seguro em atirar e, também, não tem condições de perseguir o lépido assaltante. O desfecho desses casos, infelizmente, é invariavelmente o mesmo: os cidadãos ficam sem seus pertences, os Policiais sentem-se frustrados e os criminosos sagram-se vencedores. Se cada Policial, que hoje patrulha as ruas das grandes metrópoles, portasse um TASER na cintura, a situação seria inversa, pois, o TASER seria usado para interromper a fuga do meliante sem, entretanto, causar-lhe dano à saúde e, sobretudo, preservando a segurança dos cidadãos.

A Pistola Taser não é um mero dispositivo de choque, é a exclusiva Arma Não Letal que emite Ondas T – as TWaves – que paralisam o criminoso, pois, interrompem a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé. O objetivo do TASER é, portanto, criar uma "janela" de tempo suficiente para que o policial possa algemar o criminoso, levá-lo preso e/ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo máximo de paralisação pode variar de 10 segundos até mais de 30 minutos, dependendo de quantas vezes o policial apertar o gatilho.

Ten Cel Expedito, Cmt do 2º BPM: "Todos os nossos Policiais Militares sairão capacitados dessa instrução para o uso deste tipo de arma de baixa letalidade, para com isso aumentar ainda mais o combate à criminalidade na área de nosso BPM.

Fonte: 2º BPM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos