SMS monitora dados do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá início, nesta terça-feira (4), à segunda etapa anual de monitoramento dos dados de saúde das famílias cadastradas no programa Bolsa Família em Maceió.

O acompanhamento, feito diretamente pelas unidades de saúde do município com crianças de zero a sete anos, objetiva assegurar o direito ao benefício, que tem na atualização das informações relativas a peso e estatura, vacinação e aleitamento materno, um dos principais critérios de permanência no programa do governo federal.

“Dados como esses são essenciais para detectar casos de desnutrição e sobrepeso, além de contribuírem para a formulação de novas políticas na área de saúde, especialmente para gestantes, nutrizes e recém-nascidos”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

O município de Maceió tem avançado, continuamente, na atualização dos dados de saúde das famílias cadastradas, que somam 62 mil em toda capital.

No primeiro semestre deste ano, o trabalho desenvolvido pela SMS atingiu um percentual de 25,15% das famílias cadastradas, que vêm sendo permanentemente conscientizadas sobre a importância de manter os dados em dia, evitando, assim, o risco de bloqueio do benefício.

“Nessa sensibilização, as beneficiárias do programa são informadas que precisam atender a esse chamamento duas vezes por ano, alimentando o sistema de dados e ficando livre de penalidades”, explicou o técnico responsável pelo programa Bolsa Família na SMS, Diogo Carvalho.

Até o final deste semestre, a meta do Programa de Saúde da Criança é garantir o acompanhamento desses dados junto a 18 mil famílias.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos