SMTT lança campanha para conscientizar motoqueiros e ciclistas

Luis Vilar/Alagoas24horasLuis Vilar/Alagoas24horas

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) lançou – na manhã desta terça-feira, dia 4 – a campanha “Agora Chega!” com o objetivo de conscientizar motoqueiros e ciclistas, reduzindo o número de acidentes em Alagoas. De acordo com o superintendente, coronel Jorge Coutinho, sempre foram desenvolvidas campanhas com foco nos motoristas, mas nunca antes se tinha pensado em algo direcionado a motociclistas e ciclistas, envolvendo toda a comunidade.

“Esta campanha não é apenas da SMTT. Ela busca contar com a parceria de toda a sociedade, por isso nós estamos convidando as associações, as empresas de revenda para que possam discutir o problema e participar da campanha educativa”, destacou. O projeto “Agora Chega!” visa ainda habilitar os motociclistas de forma segura, “com a preocupação de humanizar o trânsito na capital alagoana e com isto salvar vidas”.

“O número de motos tem aumentado no trânsito de Maceió e com isto tem aumentado o grande índice de fatalidades. Precisamos dar um basta com este projeto para salvar vidas”, disse ainda. De acordo com Coutinho, será dada uma atenção às empresas de serviço de entrega de mercadorias, que utilizam motoboys. O superintendente destaca a realização de cursos de reciclagem pela Escola Municipal de Trânsito.

O prefeito Cícero Almeida (PP) destacou que a campanha é mais uma iniciativa positiva da SMTT. “Esta administração da SMTT tem nos ajudado muito a cuidar de Maceió. É uma equipe que está de parabéns sob o comando do coronel Coutinho. É um trabalho importante, pois visa salvar vidas. Nós da Prefeitura Municipal temos nos empenhado em cuidar das vias, para desafogar o trânsito e dá condições melhores para que ele flua”, destacou.

Conforme os números do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), são 96 mil veículos desse tipo, dos quais mais de 26 mil em Maceió. Segundo dados do Hospital Geral do Estado (HGE), foram atendidas ali, no ano de 2008, 2.034 pessoas vítimas de acidentes de trânsito com motos. Desse total, 1.617 se acidentaram em Maceió e os outros 417 no interior. A maior incidência foi entre adultos jovens, entre 25 e 34 anos.

De janeiro a abril deste ano, o HGE recebeu 839 vítimas de acidentes com motos – uma média de sete acidentados por dia. Desse total, 687 se acidentaram na capital e os restantes 152 no interior do Estado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos