Samu registra por mês 85% de trotes

Central de atendimento do Samu recebe 60 mil ligações/m
Central de atendimento do Samu recebe 60 mil ligações/m

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de dois mil por dia; desse total cerca de 85% são de trotes e ligações indevidas. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de regulação médica.

Para o secretário da Saúde, Herbert Motta, os serviços prestados pelo Samu são de referência em todo o País. “Em Alagoas não é diferente, apesar das ligações indevidas e dos trotes, o Samu realiza um atendimento de qualidade e humanizado”, disse.

Para isso, o Samu conta com profissionais especializados em urgências e emergências clínicas, gineco-obstétricas, pediátricas, psiquiátricas e de traumas externos (violência e suicídio), problemas cardiorrespiratórios; de intoxicações, queimaduras; espancamentos; trabalho de parto; crises hipertensivas e em casos de choque elétrico.

“Nosso maior patrimônio é a vida, por isso faço um apelo à população para que só telefonem para o Samu quando estritamente necessário, caso contrário, perdemos vidas por falta de atendimento adequado e rápido”, apelou o gerente geral do Samu de Maceió, João Medeiros.

Segundo ele, a população deve colaborar para que o serviço seja cada dia mais eficiente, evitando ligar para o 192 para fazer trote. “Nossa finalidade é salvar a vida das pessoas quando elas sofrem algum tipo de agravo e também garantir a qualidade no atendimento”, ressaltou, acrescentando que o trote está configurado como crime previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 340 (Comunicação Falsa), que prevê pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

De acordo com os dados do Samu, os atendimentos indevidos e os trotes ocorrem com mais frequência em locais próximos de escolas, geralmente em telefones públicos, tanto em Maceió como no interior do Estado. “O que podemos concluir é que a maioria dessas ligações é de crianças e adolescentes, o que é lamentável”, disse Suzana Malta, responsável pelo Setor de Estatística.

Samu nas escolas – Para reduzir os índices de trotes e ligações indevidas, o Serviço Social do Samu tem feito um trabalho de conscientização com o Projeto “Samu nas Escolas”, cujos objetivos principais são: trabalhar a co-responsabilidade dos serviços prestados à população, através de palestras educativas com alunos, pais e professores das escolas públicas; promover discussão sobre o trote e também ações informativas e educativas à comunidade situada no entorno escolar.

Além desse trabalho de conscientização é feito, também, uma apresentação, com a equipe de enfermagem do Samu, sobre os primeiros socorros, através de palestras com aulas práticas e situações simuladas para alunos, professores e pais em escolas publicas e particulares de Maceió. A direção das escolas pode agendar as apresentações com o pessoal do Serviço Social do Samu, pelos telefones: 3315- 1165 (Serviço Social) ou 3315 -1161 (Recursos Humanos).

Fonte: Ascom Sesau

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