Feira Camponesa deve comercializar 120 toneladas de alimentos

Tem início nesta terça-feira, dia 11, a VI edição da Feira Camponesa, na Praça da Faculdade, no bairro do Prado. A feira, que é organizada pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), acontece de hoje até a próxima sexta-feira, 14. Cerca de 100 barracas foram montadas na praça. Na edição do ano passado, cerca de 170 toneladas de alimentos foram comercializadas.

Embora a expectativa seja de queda para este ano – os feirantes esperam comercializar 120 toneladas – os organizadores consideram a Feira Camponesa um dos pontos altos da produção dos assentados. De acordo com Josival Oliveira, que é coordenador do movimento, as fortes chuvas que caíram no interior, o difícil acesso e a falta de estrutura em alguns assentamentos prejudicou a produção deste ano, contudo, a feira é considerada um bom momento para os trabalhadores rurais estreitarem o contato com a população urbana, além de esclarecer a importância da reforma agrária.

Os alimentos comercializados foram produzidos em assentamentos do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral do Estado. Josival Oliveira destacou, ainda, que a feira possui três pilares: o econômico, criando uma forma de escoar a produção dos assentamentos, vendendo produtos de qualidade a preços razoáveis; social, integrando e divulgando a importância da reforma agrária; e ambiental, com uma produção livre de agrotóxicos.

“A feira abre o diálogo com a população urbana, que passa a conhecer as atividades dos movimentos que lutam pela reforma agrária e com isso conseguimos apoio de toda a sociedade”, avaliou o líder dos trabalhadores rurais. Além das barracas e a venda dos produtos, a feira terá todas as noites atrações culturais da Terra, praça de alimentação e muita alegria.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos