Na próxima quarta-feira, dia 12, as Secretarias de Estado de Recursos Hídricos (Semarh), Infraestrutura (Seinfra) e Saúde (Sesau) promovem mais uma etapa das conferências regionais de saúde ambiental. Desta vez, a conferência ocorre no Hotel Praia Dourada, em Maragogi, e tem como objetivo discutir políticas públicas integradas em saúde, meio-ambiente e infraestrutura, promovendo a ampliação da conscientização sanitária, política e ambiental da população.
O evento é voltado para representantes de movimentos sociais urbanos e rurais; trabalhadores formais e informais; setor empresarial; entidades acadêmicas e de pesquisa; organizações não-governamentais e poderes públicos municipal, estadual e federal.
Além de Maragogi, a conferência deverá reunir representantes de outros dezenove municípios do litoral norte e região metropolitana, como Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Chã Preta, Coqueiro Seco, Jacuípe, Japaratinga, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Satuba.
Ainda estão previstas mais três etapas das conferências regionais: em União dos Palmares (19/08); em Arapiraca (25/08) e Penedo (27/08). As etapas regionais funcionam como preparativo para a 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (Cesa), que será realizada nos dias 13 e 14 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Da conferência estadual, serão escolhidos 28 delegados para representar Alagoas na Conferência Nacional de Saúde Ambiental, em novembro.